Favelas do Rio registram 2 mil mortes por Covid-19, segundo painel

São mais de 20 mil casos nas comunidades

Publicado em 10/12/2020 - 20:17 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

Até os primeiros sete dias de dezembro, o Painel Unificador Covid-19 nas Favelas registrou mais de 20 mil novos casos da doença e quase 2 mil mortes na capital fluminense. Em toda a região metropolitana do Rio de Janeiro, as novas infecções passaram de 25 mil casos nesse mesmo período.

O Painel Unificador das Favelas é uma iniciativa colaborativa, cujo objetivo principal é apoiar os esforços de prevenção à Covid-19 realizados por movimentos comunitários e também para cobrar políticas públicas capazes de conter o impacto da pandemia nesses territórios.

A coordenadora do Maré de Notícias, uma instituição da sociedade civil que integra o Painel, Daniele Moura, dá detalhes do trabalho desenvolvido.

O rastreamento dos casos começou em julho e foram catalogadas 228 favelas por meio do CEP dos moradores, sendo seis delas em municípios vizinhos, em especial Itaguaí.

Últimas notícias
Economia

Governo federal reduz em mais 10% alíquotas do Imposto de Importação

A medida beneficia ais de seis mil itens que fazem parte da Tarifa Externa Comum do Mercosul, e abrange bens como feijão, carne, massas, biscoitos, arroz e materiais de construção.

Baixar arquivo
Educação

Vitor Godoy participa do Fórum Mundial de Educação

Godoy vai apresentar as políticas do Ministério da Educação para recuperação do aprendizado dos estudantes, que foi muito prejudicado pelo fechamento das escolas na pandemia.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Rio lança plano de enfrentamento a violência sexual contra crianças

O plano quer melhorar as políticas públicas de proteção contra abusos e violência contra crianças e adolescentes, além de minimizar os efeitos da pandemia que agravou o problema.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Escola é importante para identificar crianças vítimas de abuso sexual

Maio Laranja é o mês de que destaca a necessidade de combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes.

Baixar arquivo
Esportes

Gymnasiade: Brasil fica na vice-liderança no quadro geral de medalhas

Foram 45 ouros, 45 pratas e 36 bronzes, num total de 126 medalhas. O título ficou com os franceses, que subiram ao pódio 130 vezes, em 51 delas para receber a medalha de ouro.

Baixar arquivo
Saúde

Podcast Entrevista é Nacional: saiba o que é a varíola dos macacos

Casos de varíola dos macacos em humanos estão surgindo mundo afora. No Entrevista É Nacional, o médico infectologista José Davi Urbaéz esclarece que a diferença entre a varíola dos macacos e a varíola humana é a gravidade.

Baixar arquivo