Governadores do Nordeste pedem suspensão de voos para 4 países
Governadores do Nordeste solicitaram ao Ministério da Saúde que suspenda imediatamente todos os voos com origem ou destino no Reino Unido, Dinamarca, Holanda e Austrália.
A proposta do Consórcio Nordeste, iniciativa que congrega os nove estados da região, é que seja adotada uma quarentena para todos os passageiros vindos de outros voos com origem nos demais países europeus e que eles sejam submetidos a exames RT-PCR para a Covid-19.
Os governadores demonstraram preocupação com a notícia da mutação do coronavírus e da possibilidade de que as suas variantes sejam mais contagiosas.
O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse nesta quarta que a pasta segue as orientações da Anvisa.
Nessa terça-feira, o Ministério da Saúde informou que está sendo adotado um novo protocolo para a chegada de pessoas vindas do Reino Unido. Entre as medidas estão monitoramento e rastreamento de contatos de passageiros e tripulantes que chegarem ou estiverem neste país europeu e um autoisolamento de, pelo menos, 10 dias.
O Ministério da Saúde ainda reforçou que a partir do dia 30 de dezembro entra em vigor a restrição da entrada no país para estrangeiros de qualquer nacionalidade. Antes do embarque, os viajantes ainda vão precisar apresentar resultado do teste de RT-PCR para a Covid-19.
O governo brasileiro ainda informou que, até o momento, não há evidências suficientes para determinar se a nova variante do coronavírus tem impacto na gravidade da doença, na transmissão ou na eficácia das vacinas.