logo Radioagência Nacional
Saúde

Mais de 670 mil moradores do DF deverão ser imunizados contra Covid-19

Previsão é para 1ª fase, destinada a trabalhadores da saúde e idosos
Baixar
Dayana Victor
18/12/2020 - 16:04
Brasília

Mais de 678 mil moradores do Distrito Federal deverão ser vacinados nas primeiras etapas da campanha de imunização contra a covid-19. A ação deve começar assim que a Anvisa- Agência Nacional de Vigilância Sanitária, aprovar os imunizantes.

Na 1ª fase, as doses serão destinadas aos trabalhadores da saúde; pessoas com 75 anos ou mais; e idosos de 60 anos que vivem em instituições. Em seguida será a vez das pessoas com idade entre 60 e 74 anos. E, na 3ª etapa, as que possuem comorbidades.

Em um momento posterior, a campanha poderá ser ampliada para servidores da segurança, salvamento, professores, população de rua, carcerária, trabalhadores do transporte público. Mas isso vai depender da quantidade de doses liberadas pelo Ministério da Saúde.

A chefe do Núcleo de Frios, da Secretaria de Saúde, Tereza Luiza Pereira, estima que, a partir da entrega das vacinas pelo governo federal, em dois dias, no máximo, as doses já deverão estar disponíveis nos postos de saúde aqui do DF. Ela afirmou ainda que a rede local estará capacitada para dar as doses necessárias e para isso já tem insumos para a aplicação.

A campanha poderá contar com até 2.000 trabalhadores da Secretária de Saúde do DF, para atender às 169 salas de vacinação, como explicou o secretário da pasta, Osney Okumoto.

A Secretaria de Saúde adquiriu 183 câmaras de vacinas para armazenar os imunizantes do calendário de vacinação do Ministério da Saúde, que inclui as vacinas contra a -19 que devem ser conservadas entre 2º e 8º. Além disso, também serão adquiridas mais nove câmaras frias de 2.000 litros.

x