MP de Roraima recomenda abertura de leitos para pacientes com Covid-19
O Ministério Público de Roraima recomendou, nessa quarta-feira (23), que o governo do estado garanta de forma imediata a abertura de pelo menos 50 leitos de UTI e 50 leitos semi-intensivos destinados a pacientes com Covid-19.
A Promotoria de Defesa da Saúde deu prazo de 48 horas para que o governo e a Secretaria de Saúde detalhem quais medidas serão adotadas para o cumprimento da recomendação.
Segundo o Ministério Público, a superlotação dos hospitais e uma possível segunda onda da doença no período de festas de final de ano, pode gerar um caos no sistema público de saúde.
Em nota, a Secretaria de Saúde de Roraima afirma que não tomou conhecimento da recomendação e, tão logo receba a notificação, o documento será enviado para análise da área técnica, para um posterior diálogo com o MP.
Informou ainda que reabriu nessa semana um bloco com 10 leitos de UTI e 16 de enfermaria no Hospital Geral de Roraima, que agora totaliza 110 leitos para o tratamento de pacientes com a covid-19.
O boletim do governo de Roraima dessa quarta-feira (23), registra 773 mortes e mais de 68.00 contaminados no estado. A taxa de ocupação das UTIs é de 42%, do semi-intensivo de 80% e dos leitos clínicos de 42%.