logo Radioagência Nacional
Saúde

No Rio, faltam insumos e pessoal nos 3 maiores hospitais municipais

Foi o que detectou a Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores
Baixar
Raquel Júnia
31/12/2020 - 13:57
Rio de Janeiro

Uma vistoria da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro detectou falta de pessoal e insumos nos três maiores hospitais da cidade no apagar das luzes da gestão de Marcelo Crivella à frente da Prefeitura do Rio e alerta máximo para o risco de contágio por covid no estado.

Segundo a comissão, nos hospitais Miguel Couto, Salgado Filho e Souza Aguiar as unidades tiveram que improvisar leitos para atender pacientes com covid 19 e poderiam ter mais vagas.

O presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores do Rio, vereador Paulo Pinheiro, do Psol, explica que as unidades estão saturadas diante da falta de profissionais de saúde.

Segundo a comissão, além desses problemas, parte dos funcionários está sem receber o 13º salário e o auxílio-alimentação, o que agrava o quadro de crise na saúde municipal.

Procurada para responder sobre as falhas detectadas, a Secretaria Municipal de Saúde ressaltou que a rede municipal é responsável sozinha por quase 70% das internações por covid-19 e que segue trabalhando para garantir o melhor atendimento possível diante da maior crise sanitária dos últimos cem anos.

Segundo a pasta, no Hospital Municipal Souza Aguiar os leitos bloqueados são de uma enfermaria que passa por obras necessárias e que não procede a informação de falta de insumos, apenas falhas pontuais de alguns ítens, mas com reposição sem prejuízo ao atendimento.

A Secretaria não respondeu, no entanto, quantos são os leitos bloqueados nos três maiores hospitais do Rio.

 

 

x