No Rio, faltam insumos e pessoal nos 3 maiores hospitais municipais

Foi o que detectou a Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores

Publicado em 31/12/2020 - 13:57 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

Uma vistoria da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro detectou falta de pessoal e insumos nos três maiores hospitais da cidade no apagar das luzes da gestão de Marcelo Crivella à frente da Prefeitura do Rio e alerta máximo para o risco de contágio por covid no estado.

Segundo a comissão, nos hospitais Miguel Couto, Salgado Filho e Souza Aguiar as unidades tiveram que improvisar leitos para atender pacientes com covid 19 e poderiam ter mais vagas.

O presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores do Rio, vereador Paulo Pinheiro, do Psol, explica que as unidades estão saturadas diante da falta de profissionais de saúde.

Segundo a comissão, além desses problemas, parte dos funcionários está sem receber o 13º salário e o auxílio-alimentação, o que agrava o quadro de crise na saúde municipal.

Procurada para responder sobre as falhas detectadas, a Secretaria Municipal de Saúde ressaltou que a rede municipal é responsável sozinha por quase 70% das internações por covid-19 e que segue trabalhando para garantir o melhor atendimento possível diante da maior crise sanitária dos últimos cem anos.

Segundo a pasta, no Hospital Municipal Souza Aguiar os leitos bloqueados são de uma enfermaria que passa por obras necessárias e que não procede a informação de falta de insumos, apenas falhas pontuais de alguns ítens, mas com reposição sem prejuízo ao atendimento.

A Secretaria não respondeu, no entanto, quantos são os leitos bloqueados nos três maiores hospitais do Rio.

 

 

Últimas notícias
Geral

Corpos encontrados em barco no Pará são temporariamente sepultados

Cerimônia laica foi promovida pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha, Organização Internacional para as Migrações e a Agência da ONU para Refugiados, além das instituições que participaram do resgate. O procedimento permite que eles possam ser sepultados em outro local.

Baixar arquivo
Geral

PRF resgata cachorros vítimas de maus-tratos em bagageiro de ônibus

A Polícia Rodoviária Federal de Goiás realizava uma inspeção em um ônibus de viagem, na cidade de Porangatu, a cerca de 400 quilômetros da capital, Goiânia,  quando encontrou seis cães sendo transportados no interior do bagageiro.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas fazem ato na Esplanada dos Ministérios nesta quinta-feira

Está previsto um encontro de 40 lideranças com o presidente Lula, no Palácio do Planalto. O grupo vai apresentar uma carta de reivindicações do movimento com 25 demandas, que incluem demarcação de terras; luta contra o marco temporal; saúde e educação indígenas.

Baixar arquivo
Esportes

Voleibol: Goiás é campeão da Superliga B masculina

 Foi a primeira vez que um time do Centro-Oeste venceu a competição.

Baixar arquivo
Geral

Aumenta o número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto com Orgulho aponta aumento em cinco vezes das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas à causa.

Baixar arquivo
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo