Pandemia e verão podem agravar casos de dengue, zika e chikungunya

O alerta é da Fiocruz que reforça a importância de cuidados no período

Publicado em 28/12/2020 - 11:57 Por Lígia Solto - undefined

A chegada da estação mais quente do ano tradicionalmente acende um alerta em relação ao aumento dos casos de dengue, zika e chikungunya. Neste verão, a preocupação se soma à alta nos números relacionados ao novo coronavírus. 

O cenário de pandemia se tornou um agravante, segundo a pesquisadora do Laboratório de Biologia Molecular do Instituto Oswaldo Cruz, Denise Valle. Ela explica que para evitar a propagação da covid-19, os agentes de saúde do país não realizaram as vistorias periódicas para checar o índice de infestação de Aedes Aegypti.

A bióloga ressalta, ainda, que de cada 5 criadouros do mosquito, 4 estão no interior das residências, o que pode, por outro lado, tornar esse período uma oportunidade para bloquear a transmissão da dengue, com a verificação constante dos locais que possam acumular água.

A recomendação principal, ainda segundo a especialista, é eliminar todos os recipientes que acumulem água. Quando não puderem ser descartados, a orientação é que sejam devidamente vedados ou tratados. A vistoria de criadouros deve abranger locais menos convencionais, como calhas de chuva, ralos externos, vasilhas de animais, bandejas de ar-condicionado e geladeiras, além de vasos sanitários desativados.

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Na Semana de Políticas sobre Drogas entorpecentes são incinerados

No Rio de Janeiro 20 toneladas de drogas apreendidas no estado foram incineradas nesta quinta-feira. A ação foi realizada na Companhia Siderúrgica Nacional, em Volta Redonda, no Sul fluminense.

Baixar arquivo
Geral

54 cidades no NE serão atendidas por obras de abastecimento de água

O governo federal assinou, nesta quinta (24), duas ordens de serviço para ampliar o abastecimento de água em cidades nordestinas. Uma das obras autorizadas é a construção da barragem Poço de Varas, que vai levar água potável para 42 mil pessoas.

Baixar arquivo
Justiça

Daniel Silveira é preso novamente após violar tornozeleira eletrônica

Na avaliação de Alexandre de Moraes o  restabelecimento da prisão é necessário, já que Silveira desrespeitou as restrições.

Baixar arquivo
Geral

Distrito Federal amplia flexibilização de medidas de restrição

Um novo decreto do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, publicado nesta quinta-feira, flexibiliza o horário de funcionamento de bares e restaurantes e do toque de recolher.

Baixar arquivo
Saúde

CPI da Pandemia: 305 mil mortes poderiam ter sido evitadas, diz médica

Pesquisadores defenderam medidas de contenção e distanciamento social LEi

Baixar arquivo
Segurança

Ronda Maria da Penha divulga número de atendimentos em 2021 no Rio

A Ronda Maria da Penha da Guarda Municipal do Rio atendeu de março a junho deste ano 179 mulheres vítimas de violência e fez 767 acolhimentos por meio de visitas domiciliares ou por telefone. O projeto, iniciado em março, é realizado em parceria com o Tribunal de Justiça do Rio e conta com 31 guardas municipais e apoio de quatro viaturas adesivadas com faixas na cor lilás e a logomarca do programa.

Baixar arquivo