Pandemia: estudo quer medir impacto de práticas integrativas na saúde

Publicado em quinta-feira, 3 Dezembro, 2020 - 19:45 Por Fabiana Santos - Rio de Janeiro

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) criou uma pesquisa on-line para entender como os brasileiros estão lidando com o isolamento social imposto pelo novo coronavírus. O estudo, inédito no país, investiga os impactos da pandemia de covid-19 sobre trabalho, renda, tarefas domésticas e cuidado à saúde, com foco no uso de práticas integrativas e complementares (PICs).

As chamadas PICs são recursos preventivos e terapêuticos, que auxiliam na promoção da saúde e integram a medicina complementar. O Sistema Único de Saúde (SUS) reconhece 29 práticas, como o Ayurveda, um dos sistemas médicos mais antigos do mundo; a medicina chinesa, o yoga, a arteterapia e o tai chi chuan.

 A pesquisa é realizada por meio de um formulário on-line, com 40 perguntas, que podem ser respondidas por maiores de 18 anos, em menos de dez minutos. Dez mil pessoas já participaram. Os dados ficam armazenados em um servidor seguro da Fiocruz. 

Os cientistas querem identificar se as práticas integrativas apresentam resultados positivos na saúde da população, como explica um dos coordenadores do estudo,  Cristiano Boccolini, pesquisador em Saúde Pública do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fiocruz.

Boccolini destacou ainda que os dados do estudo vão ajudar a entender as necessidades da população e implantar melhorias nos serviços de saúde. Ele também deixou claro que as PICs não previnem a covid-19.

O link para a pesquisa pode ser acessado na página do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, no endereço eletrônico www.icict.fiocruz.br.

Edição: Ana Pimenta

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Senacon alerta sobre falsos imunizantes contra covid-19

Prática de venda dessas vacinas foi comunicada pelo Procon de São Paulo. Criminosos estariam se aproveitando desse momento em que a população está na expectativa de se vacinar e a proximidade da campanha da vacinação contra a doença, para oferecer vacinas falsificadas em sites de várias regiões do país.

Baixar arquivo
Saúde

RJ inicia distribuição de seringas para vacinação de covid-19

Ao todo, nesta 1ª fase, a Secretaria de Estado de Saúde enviará 5 milhões e meio de seringas descartáveis aos 92 municípios fluminenses. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa publica plano para monitorar efeitos da vacina para covid-19

Um dos pontos previstos no plano é a criação de uma sala de situação para a vigilância de eventos adversos das vacinas contra covid-19. 

Baixar arquivo
Geral

Pará terá revisão de bandeira tarifária de energia

A partir deste sábado (17), a bandeira passa de laranja para vermelha. A medida, publicada no Diário Oficial do estado, busca conter a contaminação da covid-19 no Pará. A decisão leva em conta a capacidade hospitalar e a evolução da Covid-19 nas regiões do estado.

Baixar arquivo
Saúde

Farmacêutica pede uso emergencial de imunizante Sputnik V

Pedido temporário e emergencial para utilização de 10 milhões de doses do imunizante Sputnik V no Brasil.

Baixar arquivo
Saúde

Avião da Azul levará cilindros de oxigênio para Manaus

Aeronave AirBus A330, que tem capacidade para transportar 70 toneladas de carga, deve chegar à capital amazonense no final da tarde.

Baixar arquivo