Rio de Janeiro prevê vacina contra covid-19 em março, diz deputada
O mapa de risco para a covid-19 no estado do Rio de Janeiro apresentou 40% de aumento na ocupação de leitos hospitalares nas últimas semanas.
As áreas mais críticas são as regiões metropolitanas I e II e a parte noroeste do estado, que incluem as cidades de Campos dos Goytacases e Macaé.
As informações foram repassadas durante uma live de divulgação das medidas de combate à covid-19, promovida pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro em conjunto com representantes da Saúde Estadual e de Universidades.
Entre as medidas apresentadas estão a ampliação de leitos, principalmente, no interior do estado; o aumento da realização de testes – incluindo em pessoas que tiveram contato com pacientes; o financiamento de leitos nos municípios e o pagamento de incentivos por desempenho para a atenção primária.
A deputada Marta Rocha informou que a Alerj efetuou repasse de recursos próprios para o Fundo Estadual de Saúde a serem encaminhados para os municípios usarem no combate à 'pandemia.
A parlamentar também falou em vacina. Disse que a imunização deve começar inicialmente em março, mas há um esforço para antecipá-la para janeiro.
Outra novidade apresentada, foi a criação do aplicativo Dados do Bem para mapear sintomas e fazer testes.
Com as medidas, houve aumento de testagem de 70% em novembro, em relação a outubro e a criação de 673 novos leitos em todo o estado para atender a pacientes da covid-19, segundo balanço divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde no encontro.






Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Escolha sua manifestação em apenas um clique.
Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.
Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.
Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.