Rio vai começar programa de testagem para Covid na população
Depois de 9 meses de pandemia e com um novo aumento de casos e de mortes pelo coronavírus, o Rio de Janeiro dará início a um programa de ampliação da testagem na população. Os exames serão feitos a partir desta sexta-feira (04), inicialmente em 3 unidades de saúde: o Hospital Estadual Alberto Torres e a UPA do Columbandê, os dois em São Gonçalo, na região metropolitana, e no Hospital Regional do Médio Paraíba Dra Zilda Arns, em Volta Redonda. Segundo a Secretaria Saúde, serão realizados 1.500 testes do tipo RT-PCR por dia.
A população deverá fazer agendamento no aplicativo Dados do BEM, que desde o início da pandemia vinha testando apenas profissionais de saúde e agora cederá sua tecnologia de forma gratuita ao estado. Depois de baixar o aplicativo, o usuário fará o cadastro, que inclui um questionário de autoavaliação. A partir dos dados fornecidos, a plataforma vai indicar a possibilidade de a pessoa estar infectada pela Covid. Caso a probabilidade seja alta, o usuário poderá ser chamado para a realização de testes, com dia e horário marcados.
Apesar da ampliação, a ausência de mais locais e a baixa testagem chamam a atenção no Rio de Janeiro. Desde o início da pandemia são muitos os relatos de pessoas com sintomas que não tiveram a confirmação por falta do teste de Covid.
Morador de Queimados, na baixada Fluminense, o técnico de refrigeração Samuel da Costa Susarte, de 47 anos, foi um desses casos.
Se Samuel fosse fazer o teste pelo novo sistema de exames que começa nesta sexta-feira (04), o local mais próximo de sua casa seria em São Gonçalo, um trajeto que pode durar mais de 3h em transporte público.
A Secretaria de Saúde explicou que a escolha das 3 unidades de saúde iniciais para a ampliação da testagem levou em consideração o aumento de casos nessas regiões e a oferta de exames RT-PCR já existente em outros municípios do estado.
A Secretaria afirmou que deve haver a expansão para outros locais, mas ainda em planejamento e que a população continuará contando também com os testes que já vinham sendo realizados por meio das unidades de saúde municipais. Em novembro foram realizados 92.925 exames no estado, caracterizando um aumento de 74% em relação a outubro.