2 milhões de doses de vacina da Índia contra Covid-19 chegam ao Brasil

Plano é começar a distribuição aos estados neste sábado

Publicado em 22/01/2021 - 19:08 Por Victor Ribeiro - Brasília

Às 17h24 desta sexta-feira o avião da empresa Emirates pousou no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com 2 milhões de doses da Covishield. É a vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela universidade inglesa de Oxford, com a farmacêutica AstraZeneca, em parceria com a Fiocruz e fabricada pelo Instituto Serum, na Índia.

Debaixo de uma garoa leve, autoridades esperavam na pista do aeroporto o desembarque da carga, entre elas, os ministros da Saúde, Eduardo Pazuello, e das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, que atuaram junto ao governo indiano para liberação do envio das vacinas. A expectativa inicial era receber essas doses no sábado passado.

De acordo com a agência de notícias Reuters, o governo da Índia só autorizou o envio após o começo da campanha de vacinação por lá, que também ocorreu no sábado. Primeiro foram contemplados seis países vizinhos, que receberam doses doadas. Nessa quinta-feira começou o envio para os países que pagaram pelas vacinas. O Brasil e o Marrocos são os primeiros a receber. Depois vêm a África do Sul e a Arábia Saudita.

Agora as vacinas passam pelos trâmites alfandegários e, ainda nesta sexta-feira, serão enviadas para o Rio de Janeiro, onde fica a sede da Fiocruz, em um avião da Azul. A expectativa é que as vacinas cheguem ao Rio às 22h. Lá, elas vão ser recebidas pelo ministro Pazuello e pela presidente da Fiocruz, Nísia Trindade.

Ao longo da madrugada e da manhã deste sábado, as doses vão passar por testes de qualidade e vão receber etiquetas. À tarde, os 2 milhões de doses da Covishield começam a ser enviados para os estados para serem incorporados ao Plano Nacional de Imunização.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Economia

INSS inicia fase experimental de perícia por videoconferência

Essa fase piloto do serviço fica em vigor até o dia 27 de agosto e vai ocorrer somente nas unidades do INSS, não abrangendo, portanto, as entidades conveniadas.

Baixar arquivo
Geral

Maioria dos ataques de hackers ocorre pelo comportamento de usuários

A adoção do trabalho remoto, em muitas empresas, como medida para evitar o contágio do novo coronavírus, acendeu o alerta sobre os sistemas de segurança a partir da conexão de redes Wi-Fi domésticas.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Biossensor detecta vírus da dengue e da zika ao mesmo tempo

Estudo da Universidade Federal de Goiás, em parceria com a Universidade de São Paulo, teve início há cerca de dois anos e já alcança resultados preliminares satisfatórios.

Baixar arquivo
Saúde

Dia dos Avós: interação com netos ajuda a enfrentar isolamento social

Pandemia de covid-19 piorou a saúde mental dos idosos, principalmente daqueles que ficaram distantes de amigos e familiares.

Baixar arquivo
Geral

Prefeitura reabre o Vale do Anhangabaú para atividades públicas

Decisão só foi possível porque cerca de 80% da população da cidade de São Paulo com 18 anos ou mais já tomou, pelo menos, uma dose da vacina contra covid-19.

Baixar arquivo
Geral

Anvisa decide não analisar pedido de uso emergencial da Covaxin

A agência reguladora já havia suspendido os estudos clínicos da vacina no país, sendo que a aplicação em voluntários brasileiros nem chegou a ocorrer.

Baixar arquivo