2 milhões de doses de vacina da Índia contra Covid-19 chegam ao Brasil

Plano é começar a distribuição aos estados neste sábado

Publicado em 22/01/2021 - 19:08 Por Victor Ribeiro - Brasília

Às 17h24 desta sexta-feira o avião da empresa Emirates pousou no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com 2 milhões de doses da Covishield. É a vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela universidade inglesa de Oxford, com a farmacêutica AstraZeneca, em parceria com a Fiocruz e fabricada pelo Instituto Serum, na Índia.

Debaixo de uma garoa leve, autoridades esperavam na pista do aeroporto o desembarque da carga, entre elas, os ministros da Saúde, Eduardo Pazuello, e das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, que atuaram junto ao governo indiano para liberação do envio das vacinas. A expectativa inicial era receber essas doses no sábado passado.

De acordo com a agência de notícias Reuters, o governo da Índia só autorizou o envio após o começo da campanha de vacinação por lá, que também ocorreu no sábado. Primeiro foram contemplados seis países vizinhos, que receberam doses doadas. Nessa quinta-feira começou o envio para os países que pagaram pelas vacinas. O Brasil e o Marrocos são os primeiros a receber. Depois vêm a África do Sul e a Arábia Saudita.

Agora as vacinas passam pelos trâmites alfandegários e, ainda nesta sexta-feira, serão enviadas para o Rio de Janeiro, onde fica a sede da Fiocruz, em um avião da Azul. A expectativa é que as vacinas cheguem ao Rio às 22h. Lá, elas vão ser recebidas pelo ministro Pazuello e pela presidente da Fiocruz, Nísia Trindade.

Ao longo da madrugada e da manhã deste sábado, as doses vão passar por testes de qualidade e vão receber etiquetas. À tarde, os 2 milhões de doses da Covishield começam a ser enviados para os estados para serem incorporados ao Plano Nacional de Imunização.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Política

Câmara analisa ensino presencial como atividade essencial

Está na pauta de votações desta quinta-feira (15), na Câmara dos Deputados, um projeto que torna atividades essenciais a Educação Básica e o Ensino Superior, em formato presencial. O tema divide o plenário.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: grandes empresas doam 2,3 milhões de remédios para intubação

Em meio a escassez de medicamentos para intubação, grandes empresas devem entregar, nesta quinta-feira, 2,3 milhões de remédios usados no tratamento de pacientes graves da covid-19. A iniciativa reúne um grupo de sete empresas: entre Petrobras, Itaú Unibanco e a mineradora Vale.

Baixar arquivo
Saúde

Idosos seguem como prioridade na vacinação contra covid-19

Em sessão da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara, coordenadora do Programa Nacional de Imunizações garantiu que grupo é prioridade no calendário de vacinação contra a covid-19 no Brasil.

Baixar arquivo
Política

Em carta a Biden, Bolsonaro promete eliminar desmatamento ilegal

Prestes a participar da reunião sobre clima, convocada pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro enviou uma carta ao anfitrião do encontro e se comprometeu a eliminar o desmatamento ilegal no Brasil, até 2030.

Baixar arquivo
Economia

IGP-10 sobe 1,58% em abril e acumula inflação de 9,16% este ano

A inflação medida pelo Índice Geral de Preços – 10, da Fundação Getúlio Vargas, subiu 1,58% em abril, acumulando alta de 9,16% somente este ano e de mais de 31% nos últimos 12 meses. 

Baixar arquivo
Geral

Eduardo Paes testa positivo para covid-19 pela segunda vez

Prefeito do Rio de Janeiro sentiu sintomas gripais leves e realizou o teste rápido nesta quinta-feira (15).

Baixar arquivo