2 milhões de doses de vacina da Índia contra Covid-19 chegam ao Brasil

Plano é começar a distribuição aos estados neste sábado

Publicado em 22/01/2021 - 19:08 Por Victor Ribeiro - Brasília

Às 17h24 desta sexta-feira o avião da empresa Emirates pousou no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com 2 milhões de doses da Covishield. É a vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela universidade inglesa de Oxford, com a farmacêutica AstraZeneca, em parceria com a Fiocruz e fabricada pelo Instituto Serum, na Índia.

Debaixo de uma garoa leve, autoridades esperavam na pista do aeroporto o desembarque da carga, entre elas, os ministros da Saúde, Eduardo Pazuello, e das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, que atuaram junto ao governo indiano para liberação do envio das vacinas. A expectativa inicial era receber essas doses no sábado passado.

De acordo com a agência de notícias Reuters, o governo da Índia só autorizou o envio após o começo da campanha de vacinação por lá, que também ocorreu no sábado. Primeiro foram contemplados seis países vizinhos, que receberam doses doadas. Nessa quinta-feira começou o envio para os países que pagaram pelas vacinas. O Brasil e o Marrocos são os primeiros a receber. Depois vêm a África do Sul e a Arábia Saudita.

Agora as vacinas passam pelos trâmites alfandegários e, ainda nesta sexta-feira, serão enviadas para o Rio de Janeiro, onde fica a sede da Fiocruz, em um avião da Azul. A expectativa é que as vacinas cheguem ao Rio às 22h. Lá, elas vão ser recebidas pelo ministro Pazuello e pela presidente da Fiocruz, Nísia Trindade.

Ao longo da madrugada e da manhã deste sábado, as doses vão passar por testes de qualidade e vão receber etiquetas. À tarde, os 2 milhões de doses da Covishield começam a ser enviados para os estados para serem incorporados ao Plano Nacional de Imunização.

Últimas notícias
Cultura

Choro é reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil

Representado por músicas como Carinhoso, de Pixinguinha, e Brasileirinho, de Waldir Azevedo, entre tantas outras, o choro é um gênero genuinamente brasileiro. E, para o músico Marcio Marinho, talvez seja o gênero que "dê mais fisionomia" ao nosso povo

Baixar arquivo
Educação

MEC divulga lista dos pré-selecionados na segunda chamada do Prouni

O Ministério da Educação (MEC) divulgou neste sábado (2) a lista dos candidatos pré-selecionados na segunda chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) de 2024. A lista está disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Baixar arquivo
Economia

Zona Franca de Manaus terá R$1,2 bilhão em investimentos

A Zona Franca de Manaus vai receber mais de R$1 bilhão em investimentos. Esse montante é referente a 33 projetos que foram aprovados na última reunião do Conselho de Administração da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), liderada pelo presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin.

Baixar arquivo
Economia

Mutirão do Desenrola Brasil reunirá mais de 700 empresas

Mais de 700 empresas participarão do mutirão de negociação de dívidas do programa Desenrola Brasil, que começa nesta segunda-feira (4). A iniciativa vai permitir que muita gente tenha mais facilidade para pagar seus débitos com bancos, financeiras, lojas varejistas, operadoras de telefonia, concessionárias de água e energia, e outros empreendimentos.

Baixar arquivo
Internacional

Estudo sugere que Brasil diversifique parcerias no setor de defesa

Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) sugere que o Brasil reduza o peso dos Estados Unidos no setor de defesa e aumente parcerias com outras potências.

Baixar arquivo
Saúde

Dia D mobiliza o país contra focos do mosquito transmissor da dengue

Hoje (2) é o Dia D de mobilização contra a dengue em todo o país. O mutirão nacional, realizado pelo Ministério da Saúde, reúne as três esferas de governo, e chama toda a população para reforçar as ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito transmissor da doença.

Baixar arquivo