Avião da FAB leva 6 mil litros de oxigênio para Manaus
Na madrugada desta sexta-feira (15) um avião da FAB posou em Manaus com 6 mil litros de oxigênio líquido da empresa White Martins, fornecedora do produto. De acordo como o Governo do Amazonas, outros 25 mil m3 ainda devem chegar esta semana em aviões da FAB, partindo do aeroporto de Guarulhos.
As Forças de Segurança do Estado também realizaram ações que resultaram na apreensão de 78 cilindros de oxigênio que já foram distribuídos às unidades. Em uma das operações, o material estava em uma embarcação no Porto de São Raimundo.
Segundo a secretaria de Saúde, ações de um grupo de amigos voluntários que adquiriram cilindros de oxigênio também ajudou a garantir o insumo em algumas unidades durante a noite.
Apesar das ações, a situação não está resolvida porque a demanda é mais que o dobro do que oxigênio disponível no amazonas. O Secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Coronel Franco Duarte, explica essa diferença.
Aline é enfermeira e está de plantão nesta sexta-feira (15) no Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto, Manaus. Segundo ela, a situação segue grave.
Hoje (15) de manhã nove pacientes que estavam internados nas unidades da rede pública estadual foram transferidos, para continuar o tratamento em Teresina, no Piauí. O grupo foi o primeiro de 235 que serão enviados para 5 estados brasileiros.
Segundo a secretária de saúde amazonense, a medida é uma das estratégias para melhorar o atendimento nas unidades de saúde de Manaus que estão sobrecarregadas e sofrem com a escassez de oxigênio devido ao aumento da demanda nos últimos 15 dias.
O transporte aéreo dos pacientes é feito pela Força Aérea Brasileira (FAB). Um segundo grupo de 15 pacientes deve ser encaminhado ainda hoje (15) para São Luís, no Maranhão.
Segundo o ministério da saúde, já estão garantidos - de imediato - 149 leitos: em São Luís (MA); Teresina (PI); João Pessoa (PB); Natal (RN); Goiânia (GO); Fortaleza (CE); Recife (PE) e Distrito Federal.
Ontem (14) à noite, a justiça do Amazonas determinou que White Martins faça a regularização imediata do fornecimento de oxigênio medicinal para unidades de saúde do Amazonas. A empresa ainda não se manifestou sobre a decisão.
![Marcello Casal JrAgência Brasil IMPOSTO DE RENDA, Declaração IRPF 2019](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Brasília (DF), 05/02/2025 - O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, durante entrevista coletiva na Câmara dos Deputados. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP) 07/02/2025 - Acidente envolvendo um avião de pequeno porte que caiu na avenida Marquês de São Vicente, após decolar do Campo de Marte.
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Valter Campanato/Agência Brasil Brasília, (DF), 08.08.2024 - Lideranças indígenas Guarani Kaiowá do Mato Grosso do Sul realizam ato pelo fim do massacre em curso na TI Panambi – Lagoa Rica. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Leo Fontes/UNIVERSO PRODUÇÃO/ DIVULGAÇÃO Rio de Janeiro (RJ) 28/01/2025 - Cena do filme - Cinema deve olhar para violações a indígenas na ditadura.
Foto: Leo Fontes/UNIVERSO PRODUÇÃO/ DIVULGAÇÃO](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Arte EBC Podcast Dizem as Fontes EP 2 A Entrevista](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)