Brasília dá início à vacinação contra a covid-19

1ª vacina dose foi aplicada em enfermeira da rede pública de saúde

Publicado em 19/01/2021 - 15:25 Por Leandro Martins - Brasília

Brasília deu início nessa à vacinação contra a covid nessa terça-feira (19). A primeira imunizada foi a enfermeira Lídia Marques, que trabalha no Hospital da Asa Norte. Depois dela, a vacinação continuou, para os trabalhadores que estão na linha de frente no combate a pandemia, idosos e deficientes de instituições, seus cuidadores e indígenas.  O DF recebeu 106 mil doses da vacina chinesa Coronavac, que vão ser aplicadas em 53 mil pessoas, em duas etapas.

A 1ª vacina contra a covid em Brasília foi aplicada pela enfermeira Simone Carvalho, que trabalha há quase 30 anos na rede pública de saúde da capital federal. Ela comentou esse ato simbólico.

Mato Grosso do Sul recebeu 158 mil doses da vacina contra o coronavírus. E a indígena Domingas da Silva, de 91 anos, da Aldeia Tereré, foi a primeira a ser imunizada. Depois, ela agradeceu em sua língua nativa. Já no estado de Mato Grosso, a primeira vacina foi aplicada na técnica de enfermagem Luiza Batista Silva, em Várzea Grande, na região metropolitana. Ela contou sobre o que sentiu ao receber o imunizante, na noite dessa segunda-feira (18).

Em Goiás, começou nesta terça-feira (19), a capacitação para todos os profissionais que farão a vacinação, nos quase 250 municípios goianos. O estado recebeu 183 mil doses do 1º lote de vacinas. 

Já no sul do país, cinco gaúchos foram os primeiros imunizados contra a covid, no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, na madrugada dessa terça, em solenidade simbólica. O governador Eduardo Leite afirmou que a vacina já está sendo levada, nesta terça-feira, para cidades do interior do estado, que está pronto para a vacinação dos primeiros grupos:

Em Santa Catarina, onde a vacinação começou na segunda-feira, já começou a distribuição do primeiro lote das vacinas nos 295 municípios catarinenses. E no Paraná, que recebeu quase 270 mil doses para esta 1ª etapa da imunização, três aeronaves do governo estadual saíram da capital Curitiba, nesta terça, para distribuir o lote no interior do estado.

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo