Brasília dá início à vacinação contra a covid-19

1ª vacina dose foi aplicada em enfermeira da rede pública de saúde

Publicado em 19/01/2021 - 15:25 Por Leandro Martins - Brasília

Brasília deu início nessa à vacinação contra a covid nessa terça-feira (19). A primeira imunizada foi a enfermeira Lídia Marques, que trabalha no Hospital da Asa Norte. Depois dela, a vacinação continuou, para os trabalhadores que estão na linha de frente no combate a pandemia, idosos e deficientes de instituições, seus cuidadores e indígenas.  O DF recebeu 106 mil doses da vacina chinesa Coronavac, que vão ser aplicadas em 53 mil pessoas, em duas etapas.

A 1ª vacina contra a covid em Brasília foi aplicada pela enfermeira Simone Carvalho, que trabalha há quase 30 anos na rede pública de saúde da capital federal. Ela comentou esse ato simbólico.

Mato Grosso do Sul recebeu 158 mil doses da vacina contra o coronavírus. E a indígena Domingas da Silva, de 91 anos, da Aldeia Tereré, foi a primeira a ser imunizada. Depois, ela agradeceu em sua língua nativa. Já no estado de Mato Grosso, a primeira vacina foi aplicada na técnica de enfermagem Luiza Batista Silva, em Várzea Grande, na região metropolitana. Ela contou sobre o que sentiu ao receber o imunizante, na noite dessa segunda-feira (18).

Em Goiás, começou nesta terça-feira (19), a capacitação para todos os profissionais que farão a vacinação, nos quase 250 municípios goianos. O estado recebeu 183 mil doses do 1º lote de vacinas. 

Já no sul do país, cinco gaúchos foram os primeiros imunizados contra a covid, no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, na madrugada dessa terça, em solenidade simbólica. O governador Eduardo Leite afirmou que a vacina já está sendo levada, nesta terça-feira, para cidades do interior do estado, que está pronto para a vacinação dos primeiros grupos:

Em Santa Catarina, onde a vacinação começou na segunda-feira, já começou a distribuição do primeiro lote das vacinas nos 295 municípios catarinenses. E no Paraná, que recebeu quase 270 mil doses para esta 1ª etapa da imunização, três aeronaves do governo estadual saíram da capital Curitiba, nesta terça, para distribuir o lote no interior do estado.

Edição: Joana Lima

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Cultura

ONU anuncia mais 175 livros infantis para Clube de Leitura ODS

A ONU tem um desafio a ser cumprido até 2030: são os objetivos do desenvolvimento sustentável. E esse assunto também deve ser conhecido pelas crianças. Foram anunciadas as 175 obras escolhidas para aumentar o Clube de Leitura dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Baixar arquivo
Esportes

Atlético-MG recebe São Paulo neste domingo no Mineirão

Atlético-MG e São Paulo precisam concentrar forças para o Campeonato Brasileiro. Galo e Tricolor passaram por dificuldades nas duas primeiras rodadas e perderam pontos que podem ser preciosos no fim da competição.

Baixar arquivo
Geral

Ministério de Direitos Humanos lança campanha contra trabalho infantil

12 de junho é o Dia Internacional e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil. No Brasil, é ilegal qualquer tipo de trabalho realizado por crianças ou adolescentes com menos de 16 anos, independentemente da finalidade ou remuneração.

Baixar arquivo
Geral

Criminoso mais procurado do Rio é morto em ação da Polícia Civil

A Polícia Civil do Rio de Janeiro capturou neste sábado (12) Wellington da Silva Braga, conhecido como Ecko, chefe da maior milícia em atividade do

Baixar arquivo
Esportes

Seleção venezuelana confirma 12 casos positivos para covid-19

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou que foi notificada pela Confederação Sul-americana de Futebol, a Conmebol, nessa sexta-feira (12), de que 12 integrantes da seleção venezuelana de futebol, entre

Baixar arquivo
Geral

Queiroga diz que todos os brasileiros devem ser vacinados este ano

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, assegurou neste sábado (12), que todos os brasileiros com mais de 18 anos deverão estar vacinados contra a covid-19 até o final deste ano.

Baixar arquivo