Começa no sábado distribuição de seringas para os 92 municípios do Rio
Segundo a Secretaria estadual de Saúde, os lotes serão entregues de forma escalonada até o dia 22 de janeiro. A Secretaria informou ainda que encaminhou aos secretários municipais de Saúde um ofício recomendando que as seringas sejam de uso exclusivo da campanha de vacinação contra o coronavírus.
O material corresponde ao mesmo número de doses que serão necessárias para imunizar a população de mais de 5,4 milhões de habitantes que se encaixam nas quatro fases iniciais da vacinação.
O estado vai seguir o Plano Nacional de Imunizações que, na primeira fase, prioriza os trabalhadores de saúde, a população idosa a partir de 75 anos de idade, pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência e a população indígena.
O governador em exercício Cláudio Castro garante que o estado está totalmente preparado para o início da vacinação. O estado comprou 16 milhões de seringas e agulhas. Oito milhões foram entregues ainda em dezembro e o restante chega até o fim de janeiro. Segundo o governo, ao todo, o Rio vai contar com mais de 50 milhões desses insumos, além de frigoríficos para armazenar as vacinas.