Covid-19: Anvisa autoriza que voluntários de 3 pesquisas tomem vacina

Essas pessoas tinham tomado placebo durante as pesquisas

Publicado em 20/01/2021 - 21:24 Por Victor Ribeiro - Brasília

A Anvisa autorizou a Pfizer, a Fiocruz e o Instituto Butantan a aplicarem vacinas nos voluntários brasileiros que participaram das pesquisas e tinham tomado placebo - aquela substância sem efeito.

Com isso, os cientistas estão autorizados a identificar quais voluntários tomaram a vacina e quais fizeram parte do grupo de controle. Os testes continuam em andamento e é normal esse tipo de alteração ocorrer durante um estudo.

A solicitação foi feita pelas empresas à Anvisa. A autorização da agência é necessária porque essa medida pode afetar a coleta e as conclusões sobre os objetivos dos estudos.

A medida não muda nada sobre os pedidos de uso emergencial já feitos pela Fiocruz e o Butantan. E a Pfizer ainda não fez esse pedido.

Atualmente os técnicos da Anvisa avaliam apenas uma solicitação de uso emergencial de vacina. É o pedido feito pelo Butantan, na segunda-feira, para 4,8 milhões de doses da CoronaVac fabricadas na China e envasadas no Brasil.

De acordo com a Anvisa, até essa quarta-feira, 73,09% dos documentos enviados tiveram a análise concluída ou são considerados superados, devido à análise do primeiro pedido de uso, que foi autorizado no último domingo. A Anvisa já havia informado que não seria necessário reavaliar nenhuma documentação que fosse igual ao primeiro pedido.

Os outros 26,91% dos documentos estão em análise. Quando esta etapa terminar, a Anvisa vai marcar uma nova reunião pública da diretoria colegiada para anunciar a decisão sobre o segundo pedido de uso emergencial de vacinas feito pelo Instituto Butantan.

A resposta deve sair até o dia 29, mas a Anvisa informou que pretende se manifestar o mais rápido possível.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

MP destina R$ 5,5 bilhões para compra de vacinas contra a covid-19

O governo federal destinou R$5,5 bilhões para a compra de mais vacinas, a partir de uma Medida Provisória assinada na noite dessa segunda-feira (10).

Baixar arquivo
Política

Governo compra 4,5 milhões de medicamentos para pacientes graves

O Ministério da Saúde anunciou a compra de 4,5 milhões de medicamentos que serão usados em pacientes em estado grave.

Baixar arquivo
Geral

MP do Rio começa a ouvir testemunhas de ação policial no Jacarezinho

De acordo com nota publicada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro, o órgão se colocou à disposição para receber as testemunhas e os familiares das vítimas.

Baixar arquivo
Esportes

Sport vence Salgueiro e está na final do campeonato pernambucano

Nessa segunda-feira (10) o Sport venceu o Salgueiro e foi classificado para a final do campeonato pernambucano contra o Náutico.

E hoje é dia de Taça Libertadores da América. Confira as notícias do futebol com Bruno Mendes. 

Baixar arquivo
Geral

Feirantes da Manaus Moderna vão trabalhar em balsa durante as cheias

Com a subida do Rio Negro, que ultrapassou a cota de inundação severa, com 29,47 metros, cerca de 200 feirantes da Manaus Moderna vão trabalhar em uma balsa. Nesta segunda-feira, o Ministério do Desenvolvimento Regional, reconheceu a situação de emergência em Manaus,

Baixar arquivo
Política

Piso salarial para enfermeiros pode ser votado no Senado

O projeto de lei que prevê um piso salarial nacional para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, além de parteiras da rede pública e privada pode ser colocado em votação nos próximos dias no Senado.

Baixar arquivo