Covid-19: Rio vai mapear pessoas com deficiência para aplicar vacina

Ajudam no processo instituições de referência no atendimento ao grupo

Publicado em 22/01/2021 - 11:57 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

A Secretaria de Saúde do estado do Rio de Janeiro e as instituições de referência no atendimento às pessoas com deficiência vão mapear o número e o município de residência deste grupo para planejar a distribuição de vacinas da covid-19.

O levantamento vai fornecer informações detalhadas sobre as necessidades de cada região do estado para que o repasse das doses seja o mais preciso possível. Os locais de vacinação dedicados a pessoas com deficiência também serão definidos a partir do mapeamento.

O deputado federal Otavio Leite, do PSDB do Rio, que é membro da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, participou da assinatura do acordo. Ele considera o planejamento fundamental diante das necessidades específicas das pessoas portadoras de deficiência.

Caberá às instituições de referência no atendimento às pessoas com deficiência fornecer as informações para ajudar a Secretaria de Saúde fazer o mapeamento.

Já o Ministério Público do estado instaurou dois procedimentos para fiscalizar a execução do cronograma e do plano de vacinação da covid em idosos e também nas pessoas com deficiência que vivem em instituições de longa permanência. Estas fazem parte do grupo prioritário da primeira fase do Plano Nacional de Vacinação.

 

Últimas notícias
Segurança

Perfis bloqueados no X por ordem judicial ainda fazem transmissões

Isso é o que diz um relatório parcial da Polícia Federal (PF) aberto para investigar o empresário norte-americano e dono do antigo Twitter, Elon Musk. Foi constatado ainda que os perfis interagem com usuários brasileiros.

Baixar arquivo
Justiça

E-mail indica que Samarco conhecia risco de colapso em Mariana

Um e-mail enviado por um ex-executivo da mineradora inglesa BHP ao conselho de administração da Samarco está sendo utilizado pela defesa dos atingidos pela tragédia de Mariana (MG) como prova de que a empresa sabia dos riscos de rompimento da barragem.

Baixar arquivo
Saúde

Mortes por dengue em 2024 já superam as do ano passado em 37%

São 1.601 óbitos confirmados neste ano. Outras 2 mil mortes estão em investigação, e o total de casos da doença já passa de 3,5 milhões.

Baixar arquivo
Cultura

Programação do aniversário de Brasília tem show de Alok neste sábado

O palco para a atração do DJ é em formato de pirâmide e tem quase 30 metros. O show dele deve ocorrer a partir das 21h30, mas antes disso já vai ter muita música por lá. 

Baixar arquivo
Justiça

Nunes Marques prorroga prazo para pagamento de dívida de MG com União

O ministro do Supremo Tribunal Federal prorrogou por mais 90 dias o prazo para Minas Gerais pagar a sua dívida com a União. Esse prazo se encerraria neste sábado (20).

Baixar arquivo
Geral

Governo recua e Petrobras pode pagar 50% de dividendos extraordinários

A decisão veio nessa sexta-feira (19), após reunião do Conselho de Administração da empresa e será levada à Assembleia Geral marcada para a próxima quinta, dia 25.

Baixar arquivo