Covid-19: Rio vai mapear pessoas com deficiência para aplicar vacina
A Secretaria de Saúde do estado do Rio de Janeiro e as instituições de referência no atendimento às pessoas com deficiência vão mapear o número e o município de residência deste grupo para planejar a distribuição de vacinas da covid-19.
O levantamento vai fornecer informações detalhadas sobre as necessidades de cada região do estado para que o repasse das doses seja o mais preciso possível. Os locais de vacinação dedicados a pessoas com deficiência também serão definidos a partir do mapeamento.
O deputado federal Otavio Leite, do PSDB do Rio, que é membro da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, participou da assinatura do acordo. Ele considera o planejamento fundamental diante das necessidades específicas das pessoas portadoras de deficiência.
Caberá às instituições de referência no atendimento às pessoas com deficiência fornecer as informações para ajudar a Secretaria de Saúde fazer o mapeamento.
Já o Ministério Público do estado instaurou dois procedimentos para fiscalizar a execução do cronograma e do plano de vacinação da covid em idosos e também nas pessoas com deficiência que vivem em instituições de longa permanência. Estas fazem parte do grupo prioritário da primeira fase do Plano Nacional de Vacinação.