Embaixador da China nega que atraso de insumo tenha motivação política

Yang Wanming não deu prazo para envio do componente usado nas vacinas

Publicado em 20/01/2021 - 14:21 Por Lucas Pordeus Leon - Brasília

O atraso no envio dos insumos para produção das vacinas contra a covid-19 no Brasil foi causado por dificuldades nos trâmites técnicos necessários para a exportação dos produtos, informou o embaixador chinês no país, Yang Wanming. O representante do governo da China no Brasil conversou, nesta quarta-feira (20), com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

O embaixador chinês não deu prazos para a chegada dos princípios ativos, mas disse a Rodrigo Maia que os conflitos políticos não estão entre os motivos do atraso.

Nesta terça-feira, em nota, a Fiocruz informou que o atraso no envio do ativo para fabricação da vacina deve impactar no prazo para entrega do primeiro lote do medicamento da AstraZêneca. Apesar de ter sido desenvolvida pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, a vacina tem o princípio ativo produzido na China. A Fiocruz esperava entregar as primeiras doses entre 8 e 12 de fevereiro, agora a estimativa é que isso só ocorra em março. Ainda assim, a Fiocruz espera entregar 50 milhões de doses até abril.

O atraso na chegada desses insumos também pode impactar a produção da CoronaVac, desenvolvida em parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo. A expectativa do instituto é entregar 46 milhões de doses também até abril. 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

MP do Rio começa a ouvir testemunhas de ação policial no Jacarezinho

De acordo com nota publicada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro, o órgão se colocou à disposição para receber as testemunhas e os familiares das vítimas.

Baixar arquivo
Esportes

Sport vence Salgueiro e está na final do campeonato pernambucano

Nessa segunda-feira (10) o Sport venceu o Salgueiro e foi classificado para a final do campeonato pernambucano contra o Náutico.

E hoje é dia de Taça Libertadores da América. Confira as notícias do futebol com Bruno Mendes. 

Baixar arquivo
Geral

Feirantes da Manaus Moderna vão trabalhar em balsa durante as cheias

Com a subida do Rio Negro, que ultrapassou a cota de inundação severa, com 29,47 metros, cerca de 200 feirantes da Manaus Moderna vão trabalhar em uma balsa. Nesta segunda-feira, o Ministério do Desenvolvimento Regional, reconheceu a situação de emergência em Manaus,

Baixar arquivo
Política

Piso salarial para enfermeiros pode ser votado no Senado

O projeto de lei que prevê um piso salarial nacional para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, além de parteiras da rede pública e privada pode ser colocado em votação nos próximos dias no Senado.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: internação de idosos entre 60 e 64 anos cresceu 12% no DF

Também preocupa a vacinação contra a covid-19 entre pessoas de 60 e 61 anos, que está abaixo do esperado. Até a última semana, apenas 36% desse público-alvo tinha se vacinado.

Baixar arquivo
Saúde

Vacina contra covid-19: começa imunização de pessoas com comorbidades

A campanha nacional de vacinação contra covid-19 entrou oficialmente em uma nova etapa, que é a vacinação de pessoas de 18 a 59 anos com algumas doenças pré-existentes - as chamadas comorbidades - e também gestantes, puérperas e pessoas com deficiência.

Baixar arquivo