Embaixador da China nega que atraso de insumo tenha motivação política

Yang Wanming não deu prazo para envio do componente usado nas vacinas

Publicado em 20/01/2021 - 14:21 Por Lucas Pordeus Leon - Brasília

O atraso no envio dos insumos para produção das vacinas contra a covid-19 no Brasil foi causado por dificuldades nos trâmites técnicos necessários para a exportação dos produtos, informou o embaixador chinês no país, Yang Wanming. O representante do governo da China no Brasil conversou, nesta quarta-feira (20), com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

O embaixador chinês não deu prazos para a chegada dos princípios ativos, mas disse a Rodrigo Maia que os conflitos políticos não estão entre os motivos do atraso.

Nesta terça-feira, em nota, a Fiocruz informou que o atraso no envio do ativo para fabricação da vacina deve impactar no prazo para entrega do primeiro lote do medicamento da AstraZêneca. Apesar de ter sido desenvolvida pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, a vacina tem o princípio ativo produzido na China. A Fiocruz esperava entregar as primeiras doses entre 8 e 12 de fevereiro, agora a estimativa é que isso só ocorra em março. Ainda assim, a Fiocruz espera entregar 50 milhões de doses até abril.

O atraso na chegada desses insumos também pode impactar a produção da CoronaVac, desenvolvida em parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo. A expectativa do instituto é entregar 46 milhões de doses também até abril. 

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo