Fiocruz faz alerta para possível agravamento dos casos de dengue

É preciso atenção para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti

Publicado em 06/01/2021 - 16:24 Por Solimar Luz - Rio de Janeiro

Em plena pandemia do novo coronavírus, a Fundação Oswaldo Cruz faz um alerta para a possibilidade de agravamento de um velho problema enfrentado pelo país: a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, com o consequente aumento no número de casos de dengue, zika e chikungunya.

A Fiocruz também chama a atenção para a situação de hospitais e unidades de pronto atendimento, que estão trabalhando, em algumas regiões brasileiras, com capacidade máxima de atendimento voltada para os casos de covid-19.  Esse esforço concentrado, segundo a instituição, pode dificultar os cuidados com outras doenças, como as causadas pelo Aedes aegypti.

A pesquisadora Denise Valle, do Instituto Oswaldo Cruz, ressalta que, por causa da pandemia, agentes de saúde não conseguiram realizar as vistorias periódicas em residências para checar o índice de infestação do mosquito.

Esse acompanhamento é importante para subsidiar a definição das políticas públicas de enfrentamento às chamadas arboviroses.

Segundo Denise Valle, é preciso seguir um passo-a-passo para a vigilância constantes aos criadouros do mosquito.

A especialista recomenda, ainda, que quando não for possível descartar, esses recipientes devem então ser devidamente vedados ou tratados, cuidados que são a forma mais eficaz de contribuir para um verão sem dengue.

Vale lembrar que esta é a época do ano de maior proliferação de Aedes Aegypti. As chuvas de verão e temperaturas altas criam o cenário ideal para sua proliferação.

A secretaria de estado de Saúde do RJ foi procurada, mas não se pronunciou até o fechamento desta matéria sobre medidas de combate ao mosquito.

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Cultura

Primavera dos Museus tem programação em 680 centros culturais

O tema desta 15ª edição do evento é Museus: Perdas e Recomeços, justamente para trazer à tona os desafios e o papel da cultura nesse período de pandemia e crise que o mundo está vivendo. 

Baixar arquivo
Economia

Safra agrícola alcança valor de produção recorde em 2020

A safra agrícola brasileira alcançou valor de produção recorde de R$ 470,5 bilhões em 2020, crescimento de 30,4% ante o desempenho registrado no ano anterior. 

Baixar arquivo
Esportes

Confira os resultados de terça-feira (21) no futebol

Na Série B, o Guarani venceu o Remo por 2 a 0; o Avaí bateu o Goiás por 1 a 0; o CRB ganhou do Brasil de Pelotas por 1 a 0; Sampaio Corrêa e Brusque ficaram no 2 a 2; o Londrina foi até Recife e venceu o Náutico por 2 a 1; Vila Nova e Confiança ficaram no 0 a 0.

Baixar arquivo
Esportes

Seleções que disputam Mundial de Vôlei de 2022 são definidas

O Brasil está classificado para as duas competições. O Mundial masculino acontecerá entre os dias 26 de agosto e 11 de setembro, enquanto o feminino será realizado entre 23 de setembro e 15 de outubro.

Baixar arquivo
Geral

MP e polícia do Rio fazem operação contra sonegação fiscal

O alvo da operação são empresas distribuidoras de bebidas sediadas no Rio e no Paraná, seus representantes, e também servidores públicos que trabalharam no Programa Barreira Fiscal e que estariam envolvidos nos crimes.

Baixar arquivo
Educação

MEC lança programa que visa integrar famílias à vida escolar de alunos

Este ano, segundo o MEC, o programa vai atender 5.755 escolas da educação básica, que deverão criar e colocar em prática estratégias para ampliar e qualificar a participação das famílias. Em 2022, serão contempladas mais 17 mil escolas. O total de recursos distribuídos em 2021 será de R$ 16 milhões.

Baixar arquivo