Fiocruz faz alerta para possível agravamento dos casos de dengue

É preciso atenção para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti

Publicado em 06/01/2021 - 16:24 Por Solimar Luz - Rio de Janeiro

Em plena pandemia do novo coronavírus, a Fundação Oswaldo Cruz faz um alerta para a possibilidade de agravamento de um velho problema enfrentado pelo país: a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, com o consequente aumento no número de casos de dengue, zika e chikungunya.

A Fiocruz também chama a atenção para a situação de hospitais e unidades de pronto atendimento, que estão trabalhando, em algumas regiões brasileiras, com capacidade máxima de atendimento voltada para os casos de covid-19.  Esse esforço concentrado, segundo a instituição, pode dificultar os cuidados com outras doenças, como as causadas pelo Aedes aegypti.

A pesquisadora Denise Valle, do Instituto Oswaldo Cruz, ressalta que, por causa da pandemia, agentes de saúde não conseguiram realizar as vistorias periódicas em residências para checar o índice de infestação do mosquito.

Esse acompanhamento é importante para subsidiar a definição das políticas públicas de enfrentamento às chamadas arboviroses.

Segundo Denise Valle, é preciso seguir um passo-a-passo para a vigilância constantes aos criadouros do mosquito.

A especialista recomenda, ainda, que quando não for possível descartar, esses recipientes devem então ser devidamente vedados ou tratados, cuidados que são a forma mais eficaz de contribuir para um verão sem dengue.

Vale lembrar que esta é a época do ano de maior proliferação de Aedes Aegypti. As chuvas de verão e temperaturas altas criam o cenário ideal para sua proliferação.

A secretaria de estado de Saúde do RJ foi procurada, mas não se pronunciou até o fechamento desta matéria sobre medidas de combate ao mosquito.

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Programa Caixa Mais Brasil chega à 100ª edição neste sábado

Durante este fim de semana, a Caixa Econômica Federal promove mais uma edição do programa Caixa Mais Brasil.

Baixar arquivo
Geral

Covid-19: projeto no DF oferece apoio psicológico a enlutados

Lidar com a morte é um processo doloroso. E desde o início da pandemia do coronavírus, por causa das medidas de segurança e distanciamento social, nem sempre quem perde um ente querido encontra uma rede de apoio para enfrentar esse momento.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Pandemia coloca 9 milhões de crianças em risco de trabalho infantil

Os dados estão no relatório do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) publicado para marcar o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado neste sábado, 12 de junho

Baixar arquivo
Saúde

Estado do Rio de Janeiro permanece com risco moderado para covid-19

O Mapa de Risco Covid-19 manteve a classificação geral na bandeira laranja, mas segundo o estudo, houve melhora no cenário epidemiológico em seis regiões.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz recebe insumo para a produção de 6 milhões de doses da vacina

A Fiocruz recebe neste sábado (12) mais um lote de IFA para a produção da vacina contra a covid-19. O insumo deverá desembarcar no final da tarde no Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Saúde

SUS vai oferecer exame rápido para detecção de meningite criptocócica

O teste que detecta fungos que atacam o sistema nervoso foi incorporado ao SUS e publicado nesta sexta-feira (11).

Baixar arquivo