Hemocentros de vários estados estão com estoque crítico de sangue

Situação é mais grave que em outros anos

Publicado em 06/01/2021 - 19:34 Por Daniel Ito - Brasília

Após as festas de fim de ano, os hemocentros de vários estados estão com os estoques de sangue em situação crítica, o que coloca em risco a vida de pacientes que precisarem de transfusão emergencial.

A preocupação com o nível dos estoques após as festas de fim de ano é habitual. Mas dessa vez, a situação está mais delicada do que em outros anos, como explicou o chefe da Divisão Técnica do Hemocentro do Distrito Federal, Alexandre Nonino.

O hemocentro do Distrito Federal começou o ano de 2021 com estoques críticos de sangue dos tipos O negativo, O positivo e B negativo. Estados como São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro estão com escassez de ao menos quatro tipos sanguíneos. O hemocentro do Tocantins informou que está com estoque crítico em todas as tipagens sanguíneas, com urgência para o tipo O negativo.

Para resolver o problema da falta de sangue em várias regiões brasileiras, é preciso que haja aumento no volume de doadores. Durante a pandemia de Covid-19, os hemocentros da maioria dos estados estão recebendo doadores de sangue apenas mediante agendamento prévio pela internet ou por telefone — para evitar aglomerações e para diminuir o tempo de permanência dessas pessoas nas salas de espera e de coleta de sangue.

O analista de sistemas Jonathan Ferreira Franco começou a doar sangue há cerca de 10 anos e não parou mais. Ele contou que vai ao hemocentro do Distrito Federal de três a quatro vezes por ano.

Para doar sangue, como Jonathan, é preciso ter idade entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 quilos, estar bem alimentado, e ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior. Em alguns casos, a doação pode ser impedida — por exemplo, se a pessoa já utilizou drogas ilícitas injetáveis; se teve hepatite após os onze anos de idade; e se possui doenças transmissíveis pelo sangue, como HIV/Aids, doença de Chagas, e as hepatites B e C.

Últimas notícias
Geral

Distrito Federal abre abrigo provisório depois de recorde de frio

Por enquanto, são 100 vagas a serem preenchidas por ordem de chegada, para pernoite, das 20h até as 8h, no Ginásio do Centro Integrado de Educação Física, na quadra 907 Sul, região central da capital federal.

Baixar arquivo
Geral

Divulgada a lista de aprovados do concurso para o Censo 2022, do IBGE

Agora a próxima etapa será a de convocação e depois os aprovados serão chamados pelo IBGE para realizar treinamento.

Baixar arquivo
Economia

Equipe econômica aumenta previsão de alta para a inflação deste ano

De acordo com o Relatório de Receitas e Despesas do segundo bimestre, a inflação que, na previsão anterior, encerraria o ano em 6,5%, agora deve chegar a 7,9%, mais que o dobro do centro da meta de inflação anunciada para este ano, que seria de 3,5%. Já a previsão da taxa Selic subiu de 11,6% ao ano para 12,2%.

Baixar arquivo
Saúde

Brasileiro é o 1º caso de varíola dos macacos registrado na Alemanha

O rapaz, de 26 anos, viajou também para Portugal e Espanha antes de chegar a Alemanha. Ele estava há uma semana em Munique, cidade ao sul do país. A informação foi divulgada pelo Instituto de Microbiologia de Bundeswehr, ligado às forças armadas alemãs.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Agricultura lança campanha de promoção do produto orgânico

A campanha tem como objetivo detalhar os mecanismos de controle da qualidade orgânica que são utilizados no Brasil. Ou seja, ajudar o consumidor a identificar se determinado produto no mercado é orgânico e também a reconhecer as fraudes.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Frio começa a perder força na área central do país

O deslocamento de uma frente fria sobre o litoral da Bahia, associada a alta convergência de umidade vinda do Oceano Atlântico, vai favorecer a ocorrência de fortes chuvas no norte da região Nordeste.

Baixar arquivo