A Justiça Federal no Amazonas determinou que o governo federal promova a transferência imediata para outros estados de todos os pacientes da rede pública de Manaus que estejam com risco de perder a vida devido à falta de oxigênio.
A juíza Jaiza Maria Pinto Fraxe ainda terminou que a União e o Estado do Amazonas apresentem um plano em 24 horas para resolver o desabastecimento de oxigênio no estado.
Além do planejamento, a juíza determinou que a União e o governo estadual informem se localizaram cilindros de oxigênio em outros estados, e se foi requisitado sua transferência para Manaus.
Também foi determinado que o estado do Amazonas deve tratar apenas as pessoas que possam ser atendidas nos hospitais públicos.
A decisão liminar atendeu os pedidos do Ministério Público Federal e o do Amazonas, da Defensoria Pública do estado e da União e do Tribunal de Contas do Amazonas.
A juíza ainda esclareceu que qualquer ação ou omissão criminosa de servidores públicos ou agentes políticos, de proprietários e acionistas de empresas fornecedoras de oxigênio, que resultar em óbito, deve será levada a apuração e responsabilização de culpados.
Pacientes de Manaus com covid-19 começaram a ser transferidos nesta sexta-feira (15) para outros estados. O Piauí recebeu o primeiro grupo. Enquanto isso, aviões da FAB levaram para a capital amazonense um carregamento de oxigênio, mas a quantidade ainda não é suficiente para o estado respirar aliviado.
![Rovena Rosa/Agência Brasil São Paulo (SP), 28/04/2023 - O motorista de aplicativo Jonas Ferreira fala sobre os prós e contras do trabalho autônomo. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rovena Rosa/Agência Brasil São Paulo (SP), 11/03/2024 - Acampamento dos refugiados afegãos com visto humanitário que esperam por abrigo no Aeroporto Internacional de Guarulhos. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Gabinete presidencial/divulgação via Reuters/Proibida reprodução O presidente sul-coreano Yoon Suk Yeol em Seul, Coreia do Sul
03/12/2024
Gabinete presidencial/divulgação via Reuters/Proibida reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rovena Rosa/Agência Brasil Uso de câmeras acopladas aos uniformes de policiais militares do estado de São Paulo para registro das suas ações, implementada em 18 unidades, ajudou a reduzir violência policial,trazendo resultados emblemáticos.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)