Laboratório de Sergipe encontra 7 variantes do novo coronavírus

A descoberta foi feita ao analisar 67 amostras de pacientes do estado

Publicado em 29/01/2021 - 14:22 Por Pedro Ramos*, da Rádio UFS FM - Aracaju

O Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen) encontrou sete variantes do novo coronavírus em 67 amostras de pacientes infectados no estado. As amostras foram analisadas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

Segundo o superintendente do Lacen, Guiomar Alves, o procedimento foi realizado em materiais que apresentaram alta carga viral da covid-19 e que as amostras não têm relação com as variantes encontradas no Amazonas, Reino Unido ou na África do Sul.

As 67 amostras analisadas são de pacientes que vivem em 11 municípios sergipanos e, segundo o superintende, essa descoberta pode auxiliar a compreender o caso de reinfecção da doença, que, em algumas situações, ocorre mais de uma vez no mesmo pacientes.

Guiomar afirmou também que as amostras com alta carga viral do coronavírus vão continuar sendo enviadas à Fiocruz para identificar as possíveis novas linhagens da doença.

Sergipe já registrou 135 mil 385 casos confirmados e 2.760 óbitos por causa da pandemia.

Segundo a Secretaria de Saúde, já foram distribuídas 23.533 doses da vacina CoronaVac aos 75 municípios do estado, sendo 72% já aplicadas.

 

* Com supervisão de Josafá Neto

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Esportes

Corinthians vence Palmeiras e conquista Brasileirão Feminino

O Corinthians também foi campeão nas edições de 2018 e 2020

Baixar arquivo
Esportes

Flu, Inter, Juventude, Ahtletico e Fortaleza vencem no Brasileirão

A classificação do Campeonato Brasileiro traz o Atlético Mineiro em primeiro com 46 pontos, em segundo o Palmeiras com 38, em terceiro o Fortaleza com 36 pontos, em quarto o Flamengo com 35 pontos.

Baixar arquivo
Cultura

Garoto de 11 anos com Down faz vaquinha para expor no Museu do Louvre

O garoto piauiense João Elyo foi selecionado para expor suas pinturas no Museu do Louvre, em Paris, mas a realização deste sonho esbarra na falta de recursos financeiros. João, que é da cidade de Esperantina, tem Síndrome de Down e pinta desde que era bebê.

Baixar arquivo
Cultura

Há 10 anos, Jardins de Burle Marx foram tombados pelo governo do DF

Nove dos jardins planejados por ele, na capital do Brasil, foram tombados pelo governo do Distrito Federal em 27 de setembro de 2011.

Baixar arquivo
Economia

Recuperação: Turismo espera fechar 2021 com 70% do faturamento de 2019

Um dos setores que mais sofreu com a pandemia de covid foi o turismo. Com a necessidade de distanciamento social e outras medidas sanitárias, desde março do ano passado, excursões foram canceladas e viagens suspensas.

Baixar arquivo
Cultura

Entenda de onde vem a tradição de dar doces no dia de Cosme e Damião

A prática veio da associação que os escravos fizeram dos santos católicos Cosme e Damião a orixás da umbanda e do candomblé: os Ibejis, filhos gêmeos de Xangô e Iansã.

Baixar arquivo