Lockdown chega a 14 cidades do Baixo Amazonas e Calha Norte
Catorze cidades das regiões do Baixo Amazonas e Calha Norte, no Pará, entram em lockdown a partir desta segunda-feira (01). A restrição de circulação de pessoas busca evitar mais contaminações pelo coronavírus.
A decisão do governo estadual de tomar medidas mais enérgicas foi tomada devido ao aumento da procura por leitos hospitalares e também após a identificação de uma nova cepa do coronavírus nesta região. A variante já circula no Amazonas e, no Pará, foi identificada em um homem de 58 anos e uma mulher de 26 anos de idade, no município de Santarém.
O governador Helder Barbalho pediu compreensão da sociedade para as novas medidas. Com o lockdown, moradores só podem sair de casa para compra de alimentos, medicamentos, produtos médicos ou de higiene pessoal, exames e consultas médico-hospitalares, além de operações de saque e depósito em bancos. Em todos os casos é obrigatório apresentar a comprovação da atividade ao sair de casa.
Ficam permitidas apenas atividades consideradas essenciais, listadas no decreto publicado no sábado (30). Pessoas que descumprirem o decreto podem sofrer sanções que vão de advertência, até multa de R$150, que pode ser duplicada a cada reincidência. No caso de estabelecimentos, a multa diária é de até R$50 mil, além de embargos e interdições.
A fiscalização será feita pelos órgãos integrantes do Sistema de Segurança Pública e Defesa Social. O decreto pode ser revisto a qualquer tempo, de acordo com a evolução epidemiológica da covid-19, o percentual de isolamento social, taxa de ocupação de leitos hospitalares e nível de transmissão do vírus entre a população.