Ministro da Saúde vai ao Amazonas para entrega de leitos hospitalares
O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, está em Manaus, nesta segunda-feira (11), para entrega de novos leitos hospitalares em um momento em que a capital do Amazonas passa por um novo pico de casos da Covid-19. A prefeitura da capital amazonense registrou, neste domingo (10), 144 sepultamentos. É o maior número desde o início da pandemia. Antes do novo coronavírus a média era de 30 sepultamentos diários.
Em Manaus, o ministro da Saúde deve entregar 10 novos leitos de UTI e 118 novos leitos clínicos no Hospital Universitário Getúlio Vargas. Segundo Pazuello, o Governo está há 15 dias trabalhando para reforçar o sistema de saúde local.
O ministro da Saúde ainda deve lançar nesta segunda-feira (11) uma nova ferramenta, um aplicativo chamado de Tatrecov, que realiza um diagnóstico rápido da covid-19 por meio de um sistema de pontos.
Um novo plano de contingência da Covid-19 ainda será apresentado pelo ministro Pazuello em conjunto com o governador do Amazonas, Wilson Lima; e o prefeito de Manaus, David Almeida.
Na última semana, o governador Wilson Lima prorrogou por mais 6 meses o estado de calamidade pública no Amazonas, depois que hospitais voltaram a ficar lotados com pacientes de covid-19.
A média móvel, que é a média de mortes nos últimos 7 dias, chegou a 51 pessoas nesse domingo. Um mês antes, em 7 de dezembro, a média móvel estava em 7 mortes diárias por covid-19 no Amazonas.