logo Radioagência Nacional
Saúde

Ministro da Saúde vai ao Amazonas para entrega de leitos hospitalares

Visita acontece em período que Manaus enfrenta pico de casos de covid
Baixar
Lucas Pordeus Léon
11/01/2021 - 10:41
Brasília
O ministro da Saúde,  Eduardo Pazuello, durante coletiva de imprensa do Ministério da Saúde, sobre a MP das vacinas, no Salão Oeste, do Palácio do Planalto.
© Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, está em Manaus, nesta segunda-feira (11), para entrega de novos leitos hospitalares em um momento em que a capital do Amazonas passa por um novo pico de casos da Covid-19. A prefeitura da capital amazonense registrou, neste domingo (10), 144 sepultamentos. É o maior número desde o início da pandemia. Antes do novo coronavírus a média era de 30 sepultamentos diários.

Em Manaus, o ministro da Saúde deve entregar 10 novos leitos de UTI e 118 novos leitos clínicos no Hospital Universitário Getúlio Vargas. Segundo Pazuello, o Governo está há 15 dias trabalhando para reforçar o sistema de saúde local.

O ministro da Saúde ainda deve lançar nesta segunda-feira (11) uma nova ferramenta, um aplicativo chamado de Tatrecov, que realiza um diagnóstico rápido da covid-19 por meio de um sistema de pontos.

Um novo plano de contingência da Covid-19 ainda será apresentado pelo ministro Pazuello em conjunto com o governador do Amazonas, Wilson Lima; e o prefeito de Manaus, David Almeida.

Na última semana, o governador Wilson Lima prorrogou por mais 6 meses o estado de calamidade pública no Amazonas, depois que hospitais voltaram a ficar lotados com pacientes de covid-19.

A média móvel, que é a média de mortes nos últimos 7 dias, chegou a 51 pessoas nesse domingo. Um mês antes, em 7 de dezembro, a média móvel estava em 7 mortes diárias por covid-19 no Amazonas.

x