Municípios do Rio de Janeiro recebem vacinas de Oxford nesta segunda
O estado do Rio de Janeiro começa a distribuir nesta segunda-feira (25), aos 92 municípios fluminenses, as 185 mil doses da vacina Oxford/Astrazeneca recebidas do Ministério da Saúde. Segundo o governo, a Secretaria de Estado de Saúde já está com toda a logística aérea e terrestre preparada para logo pela manhã iniciar a entrega das vacinas.
O estado também reforçou que não vai reservar doses para a segunda aplicação. Todas as doses enviadas pelo Ministério da Saúde serão distribuídas aos municípios em única remessa para aplicação imediata. Segundo o governo, a medida foi tomada tendo em vista que a aplicação da segunda dose pode ser realizada em 90 dias após a primeira.
A Secretaria de Estado de Saúde enviou ofício aos municípios recomendando que as secretarias municipais façam uma busca ativa para levantar casos de idosos e deficientes vivendo em instituições que não estejam cadastradas no Ministério da Saúde e, por isso, possam não ter recebido ainda doses da vacina da Coronavac, entregues ao estado na semana passada.
Os gestores municipais também devem comunicar à Subsecretaria de Vigilância em Saúde as possíveis divergências.
O governo ressaltou ainda que segue as recomendações do Programa Nacional de Imunizações. As vacinas serão destinadas ao público prioritário, conforme definido pelo Ministério da Saúde.
Até o início da noite desse sábado (23), o estado tinha quase 90 mil pessoas imunizadas em 85 municípios.