Oxigênio da Venezuela vai normalizar demanda do Amazonas

Publicado em 18/01/2021 - 17:09 Por Maíra Heinen - Brasília

Para amenizar o caos na saúde, o Amazonas recebe, até esta terça-feira (19), 107 mil m³ (metros cúbicos) de oxigênio doados pelo distrito de Bolívar, na Venezuela. O consumo diário no Amazonas é de 76 mil m³. Com essa doação, será possível atender a demanda atual do estado.

Segundo o governo amazonense, a capacidade de entrega das empresas tem sido somente de 28.200 m³ por dia; e o déficit é de 48.300 m³ por dia.

A Força Aérea Brasileira também está transportando oxigênio para o estado. São quatro voos diários da FAB com oxigênio líquido para abastecer as unidades de saúde amazonenses. O envio do material faz parte da ação integrada entre governo do estado, FAB e Ministério da Saúde, para reforçar o abastecimento da rede de hospitais.

Por causa da falta de oxigênio, 77 pacientes de Manaus foram transferidos para outros estados. Foi o caso do senhor Francisco Ferreira de Lima, de 92 anos, que veio para Brasília. 

A situação da falta de oxigênio fez com que a Procuradoria-Geral da República determinasse a instauração de um inquérito epidemiológico e sanitário para apurar o colapso na saúde do estado.

O procurador-geral da República, Augusto Aras, quer saber as causas e as responsabilidades pelo colapso no sistema de saúde de Manaus, e também se qualquer mudança no perfil do vírus influenciou a dinâmica da epidemia.

Nesse domingo, o governo do Amazonas prorrogou o decreto com restrições para o combate ao coronavírus. O funcionamento das atividades econômicas não essenciais segue suspenso até o dia 31 de janeiro, com toque de recolher das 19h às 6h.

Últimas notícias
Segurança

Força Nacional prorroga atuação no Rio de Janeiro por mais 30 dias

A Força Nacional de Segurança Pública continuará no Rio de Janeiro por mais 30 dias. O prazo para a atuação dos agentes, em apoio aos órgãos de segurança federal e estaduais, terminaria neste domingo.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Via Sacra do Coliseu

Sexta-feira Santa é dia de Via Sacra na Igreja Católica. Dividida em 14 estações, as apresentações relembram os momentos vivenciados por Jesus desde a condenação até o sepultamento. Fiéis católicos de todo o mundo revivem de forma simbólica esse caminho.

Baixar arquivo
Geral

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo