Paes anuncia possível data do início da vacinação contra covid-19
O prefeito Eduardo Paes afirmou que o Rio de Janeiro está preparado para vacinar a população contra a covid-19 na mesma data prevista em São Paulo, 25 de janeiro. Pelos planos da Secretaria Municipal de Saúde, serão montados 450 pontos de imunização.
Durante a divulgação, nesta sexta-feira, do primeiro boletim epidemiológico da cidade, prática que a partir de agora será semana, o prefeito também falou sobre o acordo já feito com o Instituto Butantan, produtor da coronavac. Esclareceu que, com a decisão do governo federal de utilizar a vacina, o Rio está se resguardando ao negociar direto com o Instituto, mas seguirá o Plano Nacional de Imunização.
Paes anunciou ainda mudanças na classificação de risco no Rio, em relação ao controle da pandemia. A partir de agora o planejamento de medidas restritivas levará em conta as 33 regiões administrativas da cidade.
De acordo com esse primeiro boletim, 25 dessas regiões foram considerados de risco alto para a covid. As restantes tiveram classificação de risco moderado.
A nova classificação inclui ainda o risco muito alto, no qual, nesse momento, não há nenhuma região administrativa enquadrada. O prefeito explicou que a avaliação vai permitir o endurecimento localizado, de acordo com a gravidade da situação.
A classificação divulgada nesta sexta-feira leva em conta os dados de casos e mortes por coronavírus ocorridos na última semana de dezembro. Paes informou que as restrições relativas a cada nível e tipo de atividade ainda serão objeto de uma resolução conjunta com o governo do estado que deve ser publicada na semana que vem.