Paes anuncia possível data do início da vacinação contra covid-19

Prefeito do Rio diz que campanha pode começar em 25 de janeiro

Publicado em 08/01/2021 - 12:55 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

O prefeito Eduardo Paes afirmou que o Rio de Janeiro está preparado para vacinar a população contra a covid-19 na mesma data prevista em São Paulo, 25 de janeiro. Pelos planos da Secretaria Municipal de Saúde, serão montados 450 pontos de imunização.

Durante a divulgação, nesta sexta-feira, do primeiro boletim epidemiológico da cidade, prática que a partir de agora será semana, o prefeito também falou sobre o acordo já feito com o Instituto Butantan, produtor da coronavac. Esclareceu que, com a decisão do governo federal de utilizar a vacina, o Rio está se resguardando ao negociar direto com o Instituto, mas seguirá o Plano Nacional de Imunização.

Paes anunciou ainda mudanças na classificação de risco no Rio, em relação ao controle da pandemia. A partir de agora o planejamento de medidas restritivas levará em conta as 33 regiões administrativas da cidade.

De acordo com esse primeiro boletim, 25 dessas regiões foram considerados de risco alto para a covid. As restantes tiveram classificação de risco moderado.

A nova classificação inclui ainda o risco muito alto, no qual, nesse momento, não há nenhuma região administrativa enquadrada. O prefeito explicou que a avaliação vai permitir o endurecimento localizado, de acordo com a gravidade da situação.

A classificação divulgada nesta sexta-feira leva em conta os dados de casos e mortes por coronavírus ocorridos na última semana de dezembro. Paes informou que as restrições relativas a cada nível e tipo de atividade ainda serão objeto de uma resolução conjunta com o governo do estado que deve ser publicada na semana que vem.

 

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo