Pesquisa brasileira deve oferecer teste para covid 5 vezes mais barato

Presença dos anticorpos são detectadas por nanopartículas de ouro

Publicado em quinta-feira, 21 Janeiro, 2021 - 19:29 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

Pesquisadores brasileiros desenvolveram um teste para covid que pode custar cinco vezes menos que os disponíveis no mercado. O novo exame foi batizado como “Teste Popular de Covid-19”. O dispositivo analisa uma gota de sangue retirada do paciente em busca dos anticorpos que confirmem a presença da doença.

A presença dos anticorpos são detectadas por nanopartículas de ouro. Mas a tecnologia usada barateou o custo de produção e reduziu a quantidade de insumos necessários usados no material. É que essas nanopartículas tem uma molécula que fica vermelha quando entre em contato com o anticorpo. Essa molécula, chamada de molécula sonda, foi desenvolvida por uma empresa brasileira de biotecnologia.

Já o novo teste, que usa a molécula sonda, é o resultado do do trabalho de cientistas do Instituto de Química da USP, em São Carlos, no interior de São Paulo. Segundo o coordenador da pesquisa, Frank Crespilho, como essa tecnologia é brasileira, os custos são muito reduzidos.

A estimativa é de que o teste popular de covid-19 custe cerca de R$30 e o resultado já pode ser conhecido em um intervalo de 10 minutos. A ideia é que o dispositivo possa ser usado para facilitar a testagem em massa no Brasil.

O teste foi desenvolvido em cerca de quatro meses e foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, a FAPESP, pelo CNPQ e pela CAPES. O teste já está pronto para produção em larga escala, mas anda é preciso conseguir o registro da Anvisa para poder ser comercializado.

Edição: Joana Lima

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Economia

Décimo terceiro de aposentados e pensionistas será antecipado

O governo federal vai antecipar o pagamento do 13º de aposentados e pensionistas do INSS, assim como fez no passado. A medida foi anunciada nesta sexta-feira (5) pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, depois de reunião com o deputado federal Daniel Freitas (PSL-SC).

Baixar arquivo
Saúde

Pazuello diz que curva de transmissão de covid está estável em Chapecó

Ministro da Saúde esteve na cidade catarinense nesta sexta-feira (5) para ver de perto a situação da pandemia

Baixar arquivo
Cultura

Rock in Rio é adiado para setembro de 2022 por causa da pandemia

Edição do evento em Portugal também foi adiada, para julho do ano que vem. Atrações ainda não foram confirmadas

Baixar arquivo
Geral

Porto Velho (RO) abre licitação para compra de 1,8 mil covas

Durante a pandemia, a cidade de Porto Velho em Rondônia viu aumentar o número de mortos e de sepultamentos. Diante disso, a prefeitura abriu licitação para comprar 1,8 mil covas em cemitérios particulares.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro adota medidas mais rígidas para conter avanço da covid

Até 11 de março, fica proibida a permanência da população em vias públicas entre 23h e 5h da manhã. 

Baixar arquivo