Pesquisa brasileira deve oferecer teste para covid 5 vezes mais barato

Presença dos anticorpos são detectadas por nanopartículas de ouro

Publicado em 21/01/2021 - 19:29 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

Pesquisadores brasileiros desenvolveram um teste para covid que pode custar cinco vezes menos que os disponíveis no mercado. O novo exame foi batizado como “Teste Popular de Covid-19”. O dispositivo analisa uma gota de sangue retirada do paciente em busca dos anticorpos que confirmem a presença da doença.

A presença dos anticorpos são detectadas por nanopartículas de ouro. Mas a tecnologia usada barateou o custo de produção e reduziu a quantidade de insumos necessários usados no material. É que essas nanopartículas tem uma molécula que fica vermelha quando entre em contato com o anticorpo. Essa molécula, chamada de molécula sonda, foi desenvolvida por uma empresa brasileira de biotecnologia.

Já o novo teste, que usa a molécula sonda, é o resultado do do trabalho de cientistas do Instituto de Química da USP, em São Carlos, no interior de São Paulo. Segundo o coordenador da pesquisa, Frank Crespilho, como essa tecnologia é brasileira, os custos são muito reduzidos.

A estimativa é de que o teste popular de covid-19 custe cerca de R$30 e o resultado já pode ser conhecido em um intervalo de 10 minutos. A ideia é que o dispositivo possa ser usado para facilitar a testagem em massa no Brasil.

O teste foi desenvolvido em cerca de quatro meses e foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, a FAPESP, pelo CNPQ e pela CAPES. O teste já está pronto para produção em larga escala, mas anda é preciso conseguir o registro da Anvisa para poder ser comercializado.

Edição: Joana Lima

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Covid: hospital reúne cartas afetivas para pacientes e profissionais

Envio pode ser feito de todo o Brasil, por e-mail, para o Hospital Universitário de Brasília. Mensagens incentivam equipes e tornam internação de infectados menos solitária.

Baixar arquivo
Geral

Às vésperas dos 85 anos, museu relembra trajetória da Nacional do Rio

A poucos meses de completar 85 anos, a Rádio Nacional do Rio de Janeiro está ganhando uma homenagem a altura da sua importância histórica.

Baixar arquivo
Saúde

AM: Vigilância em Saúde alerta para risco de doenças devido às cheias

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas alerta para o risco de transmissão de doenças, e faz um alerta: a população deve ficar atenta durante a limpeza das residências, para a presença de animais peçonhentos.

Baixar arquivo
Segurança

Formulário que avalia risco para mulher que sofre violência vira lei

Documento precisará ser aplicado preferencialmente pela Polícia Civil. Entre as questões a serem respondidas  estão se a vítima está grávida; se o agressor tem acesso a armas e faz uso de drogas ou álcool; e se os filhos já presenciaram as agressões.

Baixar arquivo
Cultura

Inhotim reabre as portas após mais de um ano sem funcionar

Para a reabertura, medidas de segurança foram reforçadas, como ter apenas 10% da ocupação total, no máximo 500 visitantes e funcionamento somente de sexta a domingo. O ingresso deve ser adquirido de forma antecipada no site do museu.

Baixar arquivo
Saúde

Ministério da Saúde anuncia ampliação de contrato com Butantan

Serão 30 milhões de doses a mais da CoronaVac para entrega no segundo semestre. Até agora, o acordo previa 100 milhões de unidades do imunizante produzido pelo instituto paulista.

Baixar arquivo