Pesquisa brasileira deve oferecer teste para covid 5 vezes mais barato

Presença dos anticorpos são detectadas por nanopartículas de ouro

Publicado em 21/01/2021 - 19:29 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

Pesquisadores brasileiros desenvolveram um teste para covid que pode custar cinco vezes menos que os disponíveis no mercado. O novo exame foi batizado como “Teste Popular de Covid-19”. O dispositivo analisa uma gota de sangue retirada do paciente em busca dos anticorpos que confirmem a presença da doença.

A presença dos anticorpos são detectadas por nanopartículas de ouro. Mas a tecnologia usada barateou o custo de produção e reduziu a quantidade de insumos necessários usados no material. É que essas nanopartículas tem uma molécula que fica vermelha quando entre em contato com o anticorpo. Essa molécula, chamada de molécula sonda, foi desenvolvida por uma empresa brasileira de biotecnologia.

Já o novo teste, que usa a molécula sonda, é o resultado do do trabalho de cientistas do Instituto de Química da USP, em São Carlos, no interior de São Paulo. Segundo o coordenador da pesquisa, Frank Crespilho, como essa tecnologia é brasileira, os custos são muito reduzidos.

A estimativa é de que o teste popular de covid-19 custe cerca de R$30 e o resultado já pode ser conhecido em um intervalo de 10 minutos. A ideia é que o dispositivo possa ser usado para facilitar a testagem em massa no Brasil.

O teste foi desenvolvido em cerca de quatro meses e foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, a FAPESP, pelo CNPQ e pela CAPES. O teste já está pronto para produção em larga escala, mas anda é preciso conseguir o registro da Anvisa para poder ser comercializado.

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo