Pesquisa brasileira deve oferecer teste para covid 5 vezes mais barato
Pesquisadores brasileiros desenvolveram um teste para covid que pode custar cinco vezes menos que os disponíveis no mercado. O novo exame foi batizado como “Teste Popular de Covid-19”. O dispositivo analisa uma gota de sangue retirada do paciente em busca dos anticorpos que confirmem a presença da doença.
A presença dos anticorpos são detectadas por nanopartículas de ouro. Mas a tecnologia usada barateou o custo de produção e reduziu a quantidade de insumos necessários usados no material. É que essas nanopartículas tem uma molécula que fica vermelha quando entre em contato com o anticorpo. Essa molécula, chamada de molécula sonda, foi desenvolvida por uma empresa brasileira de biotecnologia.
Já o novo teste, que usa a molécula sonda, é o resultado do do trabalho de cientistas do Instituto de Química da USP, em São Carlos, no interior de São Paulo. Segundo o coordenador da pesquisa, Frank Crespilho, como essa tecnologia é brasileira, os custos são muito reduzidos.
A estimativa é de que o teste popular de covid-19 custe cerca de R$30 e o resultado já pode ser conhecido em um intervalo de 10 minutos. A ideia é que o dispositivo possa ser usado para facilitar a testagem em massa no Brasil.
O teste foi desenvolvido em cerca de quatro meses e foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, a FAPESP, pelo CNPQ e pela CAPES. O teste já está pronto para produção em larga escala, mas anda é preciso conseguir o registro da Anvisa para poder ser comercializado.
![Ana Claudia Jatahy/ MTUR Teatro Amazonas,Manaus](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fabiana A. Vieira/AVSIBrasil Venezuelanos abrigados em Boa Vista participam de curso virtual para aprender português](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Wilson Dias/Agência Brasil/Arquivo Santa Maria (RS) - Um ano do incêncio na Boate Kiss durante show na madrugada do dia 27 de janeiro de 2013. Entrada da boate (Wilson Dias/Agência Brasil/Arquivo)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Monumento Dois Candangos, moderno monumento de bronze erguido em 1959, em homenagem aos trabalhadores que ajudaram a construir o país.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP) 18/09/2024 - Zoológico de São Paulo, conseguiu reproduzir em cativeiro a espécie em extinção da Arara Azul de Lear. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)