Rio vai começar a vacinar profissionais de saúde com mais de 60 anos
A partir desta quarta-feira, a prefeitura da capital fluminense amplia a vacinação contra a Covid-19. Até o dia 03 de fevereiro, profissionais de saúde com 60 anos ou mais que atuam nas redes pública e privada vão poder se vacinar em uma das 236 clínicas da família e centros municipais de saúde.
A imunização abrange várias categorias da área e também funcionários do sistema funerário. Os profissionais deverão apresentar documento válido dos respectivos conselhos de classe. Para os agentes funerários, é preciso apresentar o comprovante de vínculo profissional e declaração de que atuam diretamente na manipulação de corpos.
O município priorizou na primeira fase a vacinação dos trabalhadores que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus, além de idosos e deficientes que vivem em abrigos e indígenas.
Segundo a prefeitura, no período também será finalizada a vacinação dos funcionários de urgência e emergência das unidades hospitalares envolvidos no atendimento à Covid-19 e dos que realizam exames em pacientes com a doença.
Com a chegada de 76 mil doses da vacina da AstraZeneca, a prefeitura escIareceu que os dois imunizantes disponíveis serão utilizados. Além da AstraZeneca, a CoronaVac.
Os habilitados deverão tomar a vacina que estiver disponível na unidade e receberá a orientação sobre o prazo em que deverá retornar para a segunda dose.
Segundo a prefeitura, a orientação é para distribuição de todas as doses da Oxford/AstraZeneca.
A prefeitura reforçou ainda que, por enquanto, a população não deve procurar os postos de saúde, porque a vacinação está restrita a esses profissionais.