Rio reativa 50 leitos para atendimento de casos de covid-19
A Secretaria Municipal de Saúde reabriu nesta terça-feira (05) mais 50 leitos no Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, considerado de referência para tratamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus. Com a medida, a unidade chegou à capacidade máxima de 380 vagas de Covid.
A reabertura dos leitos foi a estratégia adotada pela nova administração municipal, para atender à demanda após o encerramento das atividades do Hospital de Campanha no Riocentro, na zona oeste carioca, que está sendo desmontado.
A prefeitura já havia reativado nesta semana 20 vagas no Hospital Municipal Souza Aguiar e 80 no Ronaldo Gazolla, que esta manhã recebeu visita do prefeito Eduardo Paes. Segundo ele, a ideia é zerar a fila de pacientes à espera por leitos covid.
Segundo o prefeito, o Hospital de Campanha foi montado desestruturando outras unidades de saúde, com o remanejamento de equipamentos e profissionais, que agora estão sendo distribuídos na rede. Paes disse que podem haver novas contratações pontuais.
De acordo com os cálculos da nova administração, o fechamento do hospital de campanha representa uma economia diária de R$ 250 mil.
Durante a visita, o Secretário Municipal de Saúde, Daniel Soranz, falou sobre uma grande quantidade de materiais hospitalares comprada na gestão anterior, segundo ele, sem necessidade.
Sobre a decretação de lockdown no Rio, o prefeito Eduardo Paes descartou essa possibilidade. Em entrevista, nesta quarta-feira (06) a uma rede de televisão, ele disse que ações de escalonamento de atividades econômicas para evitar aglomeração nos transportes podem ser tomadas. Mas que essas medidas serão orientadas pelo comitê de especialistas junto à Secretaria de Saúde para deter o avanço da pandemia na cidade.