logo Radioagência Nacional
Saúde

Rio terá 10 pontos de vacinação drive thru para idosos

A maior parte dos locais funcionará aos sábados pela manhã
Baixar
Tâmara Freire
29/01/2021 - 16:38
Rio de Janeiro

A vacinação contra Covid-19 também será realizada em dez pontos de drive thru na cidade do Rio de Janeiro, a partir da semana que vem. O objetivo é diminuir as aglomerações nas unidades de saúde, e também oferecer uma alternativa com mais segurança e conforto para os idosos que serão imunizados nesta fase.

Em nove desses locais a aplicação será feita aos sábados pela manhã. É o caso da Cidade Universitária, do Sambódromo, do Parque Madureira e do estádio do Engenhão. Já no campus da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, o atendimento será de segunda a sexta-feira.

A vacinação vai obedecer ao calendário do mês de fevereiro já divulgado pela prefeitura. Voltado para pessoas entre 80 e 99 anos, o cronograma tem cada dia reservado para uma faixa de idade e os sábados para repescagem, como explica o superintendente de Vigilância em Saúde da prefeitura, Márcio Henrique Garcia.

A novidade do drive thru foi anunciada durante a coletiva de apresentação do quarto boletim epidemiológico da cidade, que apontou alto risco de contágio por coronavírus em todas as regiões da capital fluminense.

Na ocasião, o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, também respondeu as denúncias de que vacinas estariam sendo desperdiçadas ou aplicadas em pessoas fora do grupo prioritário.

De acordo com relatos anônimos, os imunizantes foram distribuídos em frascos com 10 doses, que depois de abertos precisam ser utilizados em poucas horas. Mas, nem sempre a unidade de saúde atende 10 pessoas do grupo prioritário no tempo necessário, o que tem gerado dúvidas sobre o que fazer com as doses restantes. Soranz disse que essas situações estão sendo apuradas.

Até esta sexta-feira, a cidade do Rio já tinha vacinado mais de 125 mil pessoas, entre profissionais de saúde e idosos ou pessoas com deficiência que vivem em abrigos. Mesmo com o início da nova fase, as doses seguem sendo aplicadas nos trabalhadores da saúde com mais de 60 anos, que têm até o dia 3 para receber o imunizante.

x