Acre vive surto de dengue e cheias em rios da Região Amazônica

Governo do estado decreta situação de emergência a partir desta quarta

Publicado em 17/02/2021 - 13:51 Por Maíra Heinen - Brasília

Além de enfrentar os desafios da pandemia como outros estados do país, o Acre também vive surto de dengue e cheia nos rios da região. Diante do cenário, o governo do estado decidiu decretar situação de emergência a partir desta quarta-feira (17).

Já são mais de 53.500 pessoas infectadas pelo coronavírus e quase mil mortes pela doença no estado. Mas a maior parte das ocupações nas Unidades de Pronto Atendimento na capital, Rio Branco, é de pessoas com dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Na capital acreana, já são 8,6 mil casos suspeitos. Deste total, 1,5 mil foram confirmados. A preocupação é que haja um colapso na rede hospitalar do estado.

Em relação às cheias, tradicionalmente o Acre vive período de enchentes no início do ano e em 2021 não está diferente. Em Rio Branco, centenas de famílias foram surpreendidas com a cheia repentina de igarapés que cortam a capital. Além disso, o rio Acre está em situação de transbordamento.

No interior do estado, o cenário também é preocupante. A população de Tarauacá enfrenta o 2º alagamento dos rios Tarauacá e Muru. Em Cruzeiro do Sul, a cheia do rio Juruá pode ficar marcada como a maior já registrada na cidade. E a previsão é de piora, com chuvas intensas até o mês de março.

Um gabinete de crise foi instalado para coordenar as atividades do serviço público, adotar medidas de enfrentamento e controle da pandemia e da dengue e estabelecer medidas de apoio a pelo menos oito municípios atingidos pelas enchentes.

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: Brasil registra o menor número de nascimentos em 45 anos

O número de nascidos caiu pelo quarto ano seguido. A maior queda foi no Nordeste. Somente Santa Catarina e Mato Grosso apresentaram aumento no registro de nascimentos. 

Baixar arquivo
Economia

Mais de 306 mil vagas de empregos foram criadas em fevereiro

Os números foram divulgados pelo Caged – Cadastro geral de Empregados e Desempregados, e representa um crescimento de 21% em relação ao mesmo período do ano passado. Salário médio ficou em torno de R$ 2 mil.

Baixar arquivo
Geral

Submarino Tonelero é lançado em cerimônia com Lula e Macron

Os presidentes celebraram parceria entre Brasil e França e a troca de conhecimento entre os dois países.

Baixar arquivo
Geral

Marielle: irmãos Brazão são transferidos para penitenciárias federais

Prisão de Chiquinho Brazão é analisada pela Câmara dos Deputados, que tem poder para decidir sobre a prisão de parlamentares. O delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Rivaldo Barbosa, continua preso em Brasília.

Baixar arquivo