Aumento nos casos de covid tem provocado lockdown em várias cidades

Em Araraquara, a prefeitura decretou fechamento de todas as atividades

Publicado em 21/02/2021 - 14:04 Por Leandro Martins - Brasília

O aumento de casos de covid no país está provocando lockdown em vários estados e municípios. Na cidade paulista de Araraquara, depois de registrar 5 mortes pela covid-19 na última sexta-feira (19), e com as UTI lotadas, a prefeitura do município decretou fechamento de todas as atividades não essenciais por 60 horas.

 

O lockdown começou nesse domingo (21), ao meio-dia, e vale até a meia noite de terça-feira, 23. Vão ficar fechados bancos, indústrias, supermercados, postos de combustíveis e todo comércio, e ainda os serviços públicos. Carros e ônibus do transporte não poderão circular. É o mesmo caso da cidade de Américo Brasiliense.

 

Já em Santa Lúcia, também em São Paulo, o prefeito determinou que, desde este domingo (21), a população terá que comprovar a necessidade para circular pelas ruas da cidade. Além de postos de combustíveis, não podem funcionar restaurantes, bares, entregas por aplicativo, comércio e serviços, rede bancária, correios e lotéricas.

 

Em Uberlândia, Minas Gerais, o lockdown visa reduzir o colapso do sistema de saúde local. Desde esse sábado (20), serviços como supermercados, padarias e farmácias só podem funcionar em horários determinados pela prefeitura. Estão liberados restaurantes e lanchonetes nas proximidades de rodovias. Já os da cidade, apenas por meio de entregas. 

 

No Rio Grande do Sul, com 11 regiões em bandeira preta no estado, um decreto do governo gaúcho suspendeu, desde esse sábado (20), atividades entre 22h e 5h. A cidade de São Leopoldo pode parar por sete dias, a partir desta segunda-feira (22).

 

Em Goiás, a prefeitura de Ipameri decretou lockdown por 8 dias. O município fica na região de saúde da estrada de ferro, onde é apontada situação de calamidade, de acordo com mapa epidemiológico apresentado pela secretaria de Saúde goiana.

Últimas notícias
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: Brasil registra o menor número de nascimentos em 45 anos

O número de nascidos caiu pelo quarto ano seguido. A maior queda foi no Nordeste. Somente Santa Catarina e Mato Grosso apresentaram aumento no registro de nascimentos. 

Baixar arquivo
Economia

Mais de 306 mil vagas de empregos foram criadas em fevereiro

Os números foram divulgados pelo Caged – Cadastro geral de Empregados e Desempregados, e representa um crescimento de 21% em relação ao mesmo período do ano passado. Salário médio ficou em torno de R$ 2 mil.

Baixar arquivo
Geral

Submarino Tonelero é lançado em cerimônia com Lula e Macron

Os presidentes celebraram parceria entre Brasil e França e a troca de conhecimento entre os dois países.

Baixar arquivo
Geral

Marielle: irmãos Brazão são transferidos para penitenciárias federais

Prisão de Chiquinho Brazão é analisada pela Câmara dos Deputados, que tem poder para decidir sobre a prisão de parlamentares. O delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Rivaldo Barbosa, continua preso em Brasília.

Baixar arquivo