Cartilha de primeiros socorros em saúde mental pode ajudar na pandemia

Conteúdo é voltado a profissionais de saúde, mas tem acesso livre

Publicado em 02/02/2021 - 19:07 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

Medo, raiva, tristeza, ansiedade, depressão… esses são alguns dos sintomas que profissionais de saúde na linha de frente do combate ao coronavírus podem sentir nesse momento.

A enfermeira Ingrid Reny Ribaldo já trabalhava no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, há mais de 10 anos quando a pandemia começou. Ela percebeu bem rápido que não ia ser fácil manter a cabeça no lugar. Ingrid foi transferida de setor, passou para a linha de frente sem se sentir preparada e ficou longe da família.

Ela percebeu que precisava procurar ajuda. Aumentou a frequência da psicoterapia, pediu ajuda ao Conselho de Enfermagem e conseguiu enfrentar a primeira onda da pandemia. Mas o estresse, a baixa remuneração e a falta de reconhecimento entraram na balança quando Ingrid resolveu pedir demissão em novembro, já no final da primeira onda.

A enfermeira descobriu que chegar ao limite não foi exclusividade, e viu colegas em situação ainda pior.

Foi para tentar ajudar em situações limites como a vivida por Ingrid que pesquisadores da Escola de Enfermagem da USP de Ribeirão Preto criaram uma espécie de cartilha de primeiros socorros em saúde mental.

A ideia surgiu para atender profissionais de saúde, mas o livro foi elaborado para ser compreendido por pessoas comuns.

Textos simples trazem dicas de como perceber crises, aponta os cuidados que devem ser tomados de imediato e estimula a busca por ajuda especializada. Quem explica é a professora da Faculdade de Enfermagem e uma das responsáveis pelo desenvolvimento do livro, Kelly Graziani Vedana.

A cartilha, batizada como “Promoção da Saúde Mental em Pandemias e Situações de Desastre", está disponível para consultas no site da USP.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Covid-19: confira como estão as medidas restritivas em alguns estados

Bahia, Ceará e São Paulo decidiram manter as restrições para atividades não essenciais. Já o Maranhão, começou a liberar algumas atividades. E, em Minas Gerais, o pedido foi para que a população evite aglomerações no Dia das Mães. 

Baixar arquivo
Internacional

Mãe poderá concluir curso de medicina perto da família, decide Justiça

Ser médica, casar e ter filhos. Esses eram os sonhos da Ana Luísa Guedes. Em 2018, tudo parecia estar indo exatamente como planejou: a brasiliense passou no vestibular e estava cursando medicina numa universidade federal em Niterói.

Baixar arquivo
Saúde

Média de idade das vítimas da covid-19 no país cai quase oito anos

Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Fiocruz nessa sexta-feira (7), esse não é o único dado que mostra que a pandemia está atingindo grupos mais jovens da população.

Baixar arquivo
Justiça

Sobe para 29 número de mortos em operação no Jacarezinho

Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro está investigando as circunstâncias das mortes na ação policial no Jacarezinho para apurar se houve violações a direitos durante a ação.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Três navios são apontados como suspeitos por derramamento de óleo

As conclusões estão no inquérito da Polícia Federal sobre o caso. De acordo com a Marinha, os principais suspeitos são o Navio-Tanque Bouboulina, o Navio Tanque City Of Tokyo e o Navio Tanque Godam.

Baixar arquivo
Cultura

Orquestra Afro-Brasileira fará apresentação virtual pelo 13 de maio

 A apresentação da Orquestra Afro-Brasileira será exibida no dia 13 de maio, no canal Cultne, a partir das 19h, no Youtube.

Baixar arquivo