Cartilha de primeiros socorros em saúde mental pode ajudar na pandemia

Conteúdo é voltado a profissionais de saúde, mas tem acesso livre

Publicado em 02/02/2021 - 19:07 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

Medo, raiva, tristeza, ansiedade, depressão… esses são alguns dos sintomas que profissionais de saúde na linha de frente do combate ao coronavírus podem sentir nesse momento.

A enfermeira Ingrid Reny Ribaldo já trabalhava no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, há mais de 10 anos quando a pandemia começou. Ela percebeu bem rápido que não ia ser fácil manter a cabeça no lugar. Ingrid foi transferida de setor, passou para a linha de frente sem se sentir preparada e ficou longe da família.

Ela percebeu que precisava procurar ajuda. Aumentou a frequência da psicoterapia, pediu ajuda ao Conselho de Enfermagem e conseguiu enfrentar a primeira onda da pandemia. Mas o estresse, a baixa remuneração e a falta de reconhecimento entraram na balança quando Ingrid resolveu pedir demissão em novembro, já no final da primeira onda.

A enfermeira descobriu que chegar ao limite não foi exclusividade, e viu colegas em situação ainda pior.

Foi para tentar ajudar em situações limites como a vivida por Ingrid que pesquisadores da Escola de Enfermagem da USP de Ribeirão Preto criaram uma espécie de cartilha de primeiros socorros em saúde mental.

A ideia surgiu para atender profissionais de saúde, mas o livro foi elaborado para ser compreendido por pessoas comuns.

Textos simples trazem dicas de como perceber crises, aponta os cuidados que devem ser tomados de imediato e estimula a busca por ajuda especializada. Quem explica é a professora da Faculdade de Enfermagem e uma das responsáveis pelo desenvolvimento do livro, Kelly Graziani Vedana.

A cartilha, batizada como “Promoção da Saúde Mental em Pandemias e Situações de Desastre", está disponível para consultas no site da USP.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Educação

Ensino presencial está de volta em escolas no município do Rio

O ensino presencial está de volta em 1.542 unidades. Apenas uma escola na cidade do Rio de Janeiro continua oferecendo somente o ensino remoto porque o prédio está em obras.

Baixar arquivo
Economia

Inflação medida por IPC-S sobe 0,92% em julho, aponta FGV

Com o resultado, divulgado nesta segunda-feira (2), o Índice de Preços ao Consumidor Semanal, da Fundação Getulio Vargas, acumula alta de 8,76% nos últimos 12 meses.

Baixar arquivo
Esportes

Confira os resultados da Série A do Brasileirão do fim de semana

No sábado (31), pela 14ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, São Paulo e Palmeiras empataram em 0 a 0. Internacional e Cuiabá também fizeram o mesmo placar. O Bragantino venceu o Grêmio por 1 a 0.

Baixar arquivo
Esportes

Com duas medalhas, Rebeca Andrade encerra participação na Olimpíada

Rebeca Andrade leva para o Brasil duas medalhas no peito, a de prata (individual geral) e a de ouro (salto). Ela encerrou nesta segunda-feira (2) sua participação na quinta colocação na final da prova de solo na ginástica artística na Olimpíada de Tóquio.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Imigrantes venezuelanos são absorvidos na rede de ensino de Pacaraima

Desde a flexibilização da entrada de imigrantes venezuelanos em situação de vulnerabilidade, ao Brasil, a cidade, em Roraima, mais que dobrou o número de estudantes matriculados na rede municipal de ensino.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Pesquisadores da UFPR transformam lixo em energia elétrica

Reduzir, reutilizar, reciclar.  Os três Rs da sustentabilidade. Resultados alcançados por pesquisadores da Universidade Federal do Paraná mostraram que é possível transformar lixo em energia elétrica, e muito mais, usando microalgas no processo.

Baixar arquivo