Covid-19: mais de 1,4 milhão de pessoas já foram vacinadas no país
Com as novas doses de vacina contra a covid-19 enviadas pelo Ministério da Saúde, várias cidades já deram início à segunda etapa da imunização para idosos com 90 anos ou mais.
Em algumas regiões, as prefeituras já foram mais longe, e já estão conseguindo vacinar idosos mais novos. A Bahia recebeu mais de 186 mil doses - número suficiente para que 417 cidades baianas iniciem a vacinação de idosos a partir de 80 anos.
O Ministério da Saúde encaminhou mais de 37 mil doses ao Distrito Federal, número abaixo da quantidade esperada pelo governo do DF, que era de 60 mil.
Além dos profissionais da saúde, idosos e pessoas com deficiência em abrigos, indígenas e pessoas com idade a partir de 80 anos também estão sendo imunizados na capital federal.
Dona Dalila, que tem 100 anos, foi vacinada no primeiro dia reservado a idosos em Brasília. Ela conta que a experiência de um século de vida a ensinou que é importante cuidar da saúde.
O diretor científico da Sociedade de Infectologia do Distrito Federal, Jose David Urbaez, explica que, ao envelhecer, o sistema imunológico das pessoas fica mais vulnerável a infecções, principalmente a um vírus novo. O especialista destaca que a vacina contra a covid-19 aprovada pela Anvisa é segura.
O estado do Paraná também recebeu nova remessa de vacina de mais de 147 mil doses enviadas pelo Ministério da Saúde no fim de semana, e nessa segunda-feira começou a imunizar pessoas acima de 90 anos de idade.
Já Pernambuco recebeu 118 mil doses. Lucia Martins, de 88 anos, que já tomou a vacina em Recife, conta que não teve reação. Diz que está ansiosa pela segunda dose para conviver com a família sem preocupação.
Dona Dalila está esperando para tomar a segunda dose. Mas já está se sentindo mais confiante em sair de casa. Conta que agora vai poder voltar a fazer um dos seus programadas prediletos, que é ir a missa.
Até o momento, 1.486.461 pessoas foram foram vacinadas no Brasil contra à Covid.1