Fiocruz conclui envase de IFA para produzir a vacina contra a Covid 19

Serão processadas ao todo 400 mil doses do imunizante

Publicado em 14/02/2021 - 10:19 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

A Fundação Oswaldo Cruz  concluiu neste sábado o envase do primeiro lote do Ingrediente Farmacêutico Ativo, o IFA, que será usado na fabricação das vacinas contra a covid-19.

O processo começou nessa sexta-feira e serão processadas ao todo 400 mil doses que passarão pelo controle de qualidade interno de Bio-Manguinhos. O insumo faz parte do lote com 90 litros de IFA recebido no último sábado e suficientes para a produção de 2,8 milhões de doses.Ainda estão previstas mais duas remessas de IFA em fevereiro, do total de 15 milhões a serem recebidos ainda este mês. 

A Fiocruz explicou que o processamento dessas primeiras doses começou na quinta-feira, com a etapa de formulação que consiste em um processo de diluição e acréscimo de uma solução que mantem as propriedades da vacina e em seguida, as doses seguiram para o envase nos frascos que futuramente serão enviados para os postos de saúde.// O vice diretor de produção de Bio-manguinhos, Luiz Lima, explica as fases de produção.

A produção será escalonada ao longo dos primeiros meses para manter a meta de mais de 100 milhões de doses até julho deste ano. Já no segundo semestre não será mais necessária a importação do IFA, que passará a ser produzido em Bio-Manguinhos, após a conclusão da transferência de tecnologia. Segundo a Fiocruz, de agosto a dezembro,  serão mais 110 milhões de doses de vacinas produzidas inteiramente na instituição.Da Rádio Nacional no Rio de Janeiro, Raquel Júnia.

Edição: Rosamélia de Abreu

Últimas notícias
Esportes

Confira as partidas de futebol desta terça-feira

Pela Copa Sul-Americana, o Cruzeiro enfrentar a União La Calera, o Cuiabá enfrenta o Deportivo Garcilaço, e o Corinthians enfrenta o Argentinos Juniors.

Baixar arquivo
Cultura

No Dia do Choro, Trem da Alegria homenageia músicos de todo país

A 11ª edição do Trem do Choro - que sai da Central do Brasil nesta terça-feira, 23 de abril, com destino a Olaria (zona norte da cidade) - faz uma homenagem a todos os músicos do país e, principalmente ao mundo do choro, por conta de seu reconhecimento como Patrimônio Cultural

Baixar arquivo
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo