Governadores se reúnem com Pazuello para discutir plano de vacinação

Leitos de UTIs, distribuição e compra de vacinas são temas da reunião

Publicado em 17/02/2021 - 13:59 Por Lucas Pordeus Leon - Brasília

Os governadores se reúnem na tarde desta quarta-feira (17) com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para discutir o plano de vacinação, o financiamento de leitos de UTIs, entre outros temas. A reunião foi solicitada pelo Fórum dos Governadores, que reúne os chefes dos executivos estaduais, no último dia 31 de janeiro.

O coordenador do tema das vacinas no Fórum, o governador do Piauí, Wellington Dias, do PT, disse que o objetivo é cobrar um cronograma para a distribuição dos imunizantes.

Os governadores também querem ampliar o número de UTIs custeadas com verbas federais. Segundo Wellington Dias, enquanto cresce a procura por leitos nos estados houve uma redução de 15 mil para 12 mil no número de UTIs custeadas pelo governo federal.

Além disso, o Fórum dos governadores quer discutir com o Ministério da Saúde a compra de medicamentos que subiram muito de preço; e também a compra da vacina Sputnik V.  

Os chefes do executivo ainda prometem cobrar a sanção da Medida Provisória convertida em Projeto de Lei pelo Congresso Nacional que dá um prazo de 72 horas para a Anvisa autorizar o uso de vacinas já aprovadas em outros países.

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Saúde

Brasil registra mais de 45 mil casos de covid-19 entre 11/02 e 17/02

Quase 200 pessoas morreram por causa da doença este ano, de acordo com o Ministério da Saúde. A recomendação é manter a vacinação em dia e usar máscaras, sobretudo quem faz parte dos grupos de risco

Baixar arquivo
Internacional

Guterres afirma que falta de ação enfraquece Conselho de Segurança

O secretário-geral das Nações Unidas, Antônio Guterres, falou na abertura da sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU, em Genebra. Ele lembrou que o Conselho de Segurança vive um impasse tendo sido incapaz de agir nas questões de paz e segurança mais significativas do nosso tempo.

Baixar arquivo
Economia

Dívida Pública diminui em janeiro em relação a dezembro de 2023

A informação foi divulgada nesta segunda-feira (26) pelo Tesouro Nacional, ligado Ministério da Fazenda. A Dívida Pública Federal ficou em R$ 6,450 trilhões, incluídos os débitos do governo no Brasil e no exterior.

Baixar arquivo
Política

PF deve incluir trechos de discurso de Bolsonaro em investigação

Em ato na Paulista, o ex-presidente admitiu a existência de uma minuta de texto que daria sustentação ao golpe de estado, com a decretação de estado de sítio, prisão de parlamentares e de ministros do Supremo Tribunal Federal

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Acre decreta situação de emergência por causa de enchentes

A elevação dos níveis dos rios e igarapés provocou as inundações na região. Na capital, o Rio Acre ultrapassou a cota de transbordamento e chegou a 15,92 metros. 

Baixar arquivo
Economia

Apesar da queda da Selic, bancos mantêm juros de empréstimos

Quatro dos maiores bancos do Brasil não mexeram nos juros cobrados em empréstimos pessoais entre janeiro e fevereiro. Essa informação é do Procon de São Paulo, que fez uma pesquisa com os seis principais bancos do país.

Baixar arquivo