Governadores se reúnem com Pazuello para discutir plano de vacinação

Leitos de UTIs, distribuição e compra de vacinas são temas da reunião

Publicado em 17/02/2021 - 13:59 Por Lucas Pordeus Leon - Brasília

Os governadores se reúnem na tarde desta quarta-feira (17) com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para discutir o plano de vacinação, o financiamento de leitos de UTIs, entre outros temas. A reunião foi solicitada pelo Fórum dos Governadores, que reúne os chefes dos executivos estaduais, no último dia 31 de janeiro.

O coordenador do tema das vacinas no Fórum, o governador do Piauí, Wellington Dias, do PT, disse que o objetivo é cobrar um cronograma para a distribuição dos imunizantes.

Os governadores também querem ampliar o número de UTIs custeadas com verbas federais. Segundo Wellington Dias, enquanto cresce a procura por leitos nos estados houve uma redução de 15 mil para 12 mil no número de UTIs custeadas pelo governo federal.

Além disso, o Fórum dos governadores quer discutir com o Ministério da Saúde a compra de medicamentos que subiram muito de preço; e também a compra da vacina Sputnik V.  

Os chefes do executivo ainda prometem cobrar a sanção da Medida Provisória convertida em Projeto de Lei pelo Congresso Nacional que dá um prazo de 72 horas para a Anvisa autorizar o uso de vacinas já aprovadas em outros países.

Edição: Joana Lima

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Às vésperas dos 85 anos, museu relembra trajetória da Nacional do Rio

A poucos meses de completar 85 anos, a Rádio Nacional do Rio de Janeiro está ganhando uma homenagem a altura da sua importância histórica.

Baixar arquivo
Saúde

AM: Vigilância em Saúde alerta para risco de doenças devido às cheias

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas alerta para o risco de transmissão de doenças, e faz um alerta: a população deve ficar atenta durante a limpeza das residências, para a presença de animais peçonhentos.

Baixar arquivo
Segurança

Formulário que avalia risco para mulher que sofre violência vira lei

Documento precisará ser aplicado preferencialmente pela Polícia Civil. Entre as questões a serem respondidas  estão se a vítima está grávida; se o agressor tem acesso a armas e faz uso de drogas ou álcool; e se os filhos já presenciaram as agressões.

Baixar arquivo
Cultura

Inhotim reabre as portas após mais de um ano sem funcionar

Para a reabertura, medidas de segurança foram reforçadas, como ter apenas 10% da ocupação total, no máximo 500 visitantes e funcionamento somente de sexta a domingo. O ingresso deve ser adquirido de forma antecipada no site do museu.

Baixar arquivo
Saúde

Ministério da Saúde anuncia ampliação de contrato com Butantan

Serão 30 milhões de doses a mais da CoronaVac para entrega no segundo semestre. Até agora, o acordo previa 100 milhões de unidades do imunizante produzido pelo instituto paulista.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: aumenta para sete o número de vacinas autorizadas no Brasil

A Organização Mundial da Saúde e as oito agências que fazem parte da Coalizão Internacional de Autoridades Reguladoras de Medicamentos fizeram hoje um apelo aos desenvolvedores de remédios e vacinas, para que ofereçam amplo acesso a dados clínicos de todos os novos medicamentos e vacinas.

Baixar arquivo