Governo do Distrito Federal decreta lockdown total

Somente atividades essenciais terão autorização para funcionar

Publicado em 26/02/2021 - 20:53 Por Lucas Pordeus León - Brasília

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, decidiu antecipar o lockdown na capital do país, que agora será total, com fechamento de todas as atividades comerciais e industriais, durante 24 horas. As novas restrições passam a valer a partir da meia-noite do sábado (27) para o domingo (28).

Não poderão funcionar bares, restaurantes, academias, boates, clubes, salões de beleza, construção civil ou escolas públicas e privadas.

Já nos shopping centers, será permitido apenas o funcionamento de laboratórios, clínicas de saúde, farmácias e serviços de delivery.

O novo decreto do governador Ibaneis permite apenas o funcionamento de mercados, farmácias e serviços de saúde, além de serviços delivery e drive-thru.

Também está permitido o funcionamento de postos de combustíveis, comércio atacadista, clínicas veterinárias, funerárias, lojas de materiais de construção, além de cultos, missas e demais rituais religiosos.

Fica proibida ainda a venda de bebidas alcoólicas após as 20h nos estabelecimentos autorizados a funcionar.

O decreto de lockdown total foi publicado após a taxa de ocupação das UTIs chegar próxima aos 100%. O governo do Distrito Federal anunciou ainda a abertura de 60 novos leitos na capital.

O Distrito Federal é a primeira unidade da federação a decretar lockdown total na segunda onda da covid-19.

 

 

Últimas notícias
Economia

Pnad Contínua: taxa de desemprego cai no Brasil durante o 3º trimestre

De acordo com o IBGE, entre as atividades que mais geraram postos de trabalho, estão o comércio, reparo de veículos automotores e motocicletas, indústria geral e construção.

Baixar arquivo
Saúde

Prefeitura do Rio suspende vacinação contra a gripe por falta de doses

A secretaria municipal de Saúde informou, no entanto, que novas doses devem chegar ainda hoje, e com isso, a expectativa é retomar a aplicação da vacina contra a influenza amanhã à tarde.

Baixar arquivo
Saúde

Campanha chama a atenção para o combate ao mosquito Aedes aegypti

Doze estados brasileiros apresentaram aumento de casos de dengue e zika vírus este ano em relação ao ano passado, e os casos de chikungunya cresceram em 17 estados.

Baixar arquivo
Economia

Indicador que mede incerteza da economia apresenta queda em novembro

O resultado do indicador em novembro é reflexo da continuidade da melhora dos indicadores da Covid-19 no Brasil, associada a fatores negativos no campo econômico, como a inflação e juros elevados e a desaceleração do crescimento doméstico e internacional.

Baixar arquivo
Geral

No Rio, Polícia Federal desarticula emissoras de rádio clandestinas

A operação aconteceu em bairros e comunidades da zona oeste carioca, após denúncia de que as rádios estavam colocando em risco as operações nos aeroportos Santos Dumont e o Internacional Tom Jobim.

Baixar arquivo
Cultura

Em 30 de novembro de 1982, Michael Jackson lançava o álbum Thriller

Disco é citado até hoje como um dos melhores de todos os tempos e foi o álbum mais vendido no mundo, com cerca de 65 de milhões de cópias. Sucesso de público e de mídia, o trabalho rendeu oito Grammys. 

Baixar arquivo