Hospital do Câncer de Pernambuco reforça campanha Fevereiro Laranja

Instituição estimula prevenção e diagnóstico precoce da leucemia

Publicado em 04/02/2021 - 11:58 Por Kethuly Goes, da Universitária FM - Recife

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que o Brasil deve contar com quase 6 mil novos casos de leucemia em homens e 4.890 em mulheres em 2021. Somente no Nordeste, a expectativa é que de 2.640 pessoas sejam diagnosticadas com a doença.

Em estímulo à campanha Fevereiro Laranja, que estimula a prevenção e o diagnóstico precoce, além de combater a leucemia, o Hospital do Câncer de Pernambuco vem reforçando a importância de conscientizar a população sobre o tema.

A doença atinge os glóbulos brancos do sangue, conhecido como leucócitos, provocando a reprodução de células doentes na medula óssea. A imunidade do paciente fica prejudicada, favorecendo quadros de infecções.

Daniele Padilha, coordenadora do Serviço de Hematologia do HCP, dá mais detalhes sobre a campanha e o diagnóstico desse tipo de câncer.

Sonora: “A importância do Fevereiro Laranja é conscientizar as pessoas da leucemia, fazer com que as informações sobre diagnóstico e tratamento cheguem à população. E estimular as pessoas saudáveis a serem doadoras de medula óssea. Geralmente, o paciente se queixa de cansaço, fadiga, palidez, sangramentos, hemorragias, manchas roxas pelo corpo, febres inexplicadas, infecções de repetição. Isso tudo associado a uma avaliação laboratorial, que pode mostrar, no hemograma, pistas de que essa leucemia já pode estar instalada.”

Mesmo durante a pandemia, o Hospital do Câncer de Pernambuco não suspendeu os tratamentos oncológicos, nem deixou de receber novos pacientes.

Alguns procedimentos, por orientação da Sociedade Brasileira de Oncologia e do Ministério da Saúde precisaram ser adiados. Mas, no cenário atual, todos os procedimentos estão normalizados.

Mais informações sobre a leucemia estão disponíveis no site hcp.org.br.

 

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo