Nova remessa da vacina Oxford/AstraZeneca chega ao Rio

Doses serão distribuídas aos estados já nesta quarta

Publicado em terça-feira, 23 Fevereiro, 2021 - 16:19 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

Uma nova remessa com 2 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca chegou ao Rio de Janeiro nesta terça-feira (23).

Até desembarcar na capital fluminense, a carga de imunizantes percorreu um caminho que começou um dia antes, em Mumbai, na Índia. A entrada no Brasil se deu pelo Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.

Da capital paulista, após os trâmites alfandegários, o lote seguiu para a Base Aérea do Galeão. Em seguida, as doses foram transportadas em caminhões refrigerados até o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos, da Fiocruz, na zona norte carioca.

Em Bio Manguinhos, as vacinas passam por conferência de temperatura e integridade, e recebem etiquetas com informações em português e, depois, são encaminhadas para análise de protocolo e liberação pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde.

A previsão é de que as vacinas estejam prontas já na madrugada desta quarta-feira (24) para serem incorporadas ao Plano Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde, responsável pela logística de distribuição aos estados.

Esse é o segundo lote importado da Índia. Em janeiro, uma carga com 2 milhões de doses da vacina de Oxford desembarcou no Brasil e a expectativa é que mais 8 milhões cheguem nos próximos dois meses, graças a um acordo entre a Fiocruz, a farmacêutica AstraZeneca e o Instituto Serum, produtor das vacinas no país asiático.

A chegada do imunizante vai permitir a retomada da campanha de vacinação contra a covid-19 na cidade do Rio, interrompida por falta de estoque. O secretário municipal de saúde, Daniel Soranz, disse que a segunda dose está garantida para quem se imunizou na primeira etapa.

A aquisição das doses é uma estratégia paralela à produção local de vacinas pela Fiocruz, a partir do IFA, ingrediente farmacêutico ativo importado da China. A primeira remessa desse insumo já está no Instituto Bio-Manguinhos em quantidade suficiente para produção de mais de dois milhões de doses. A expectativa é de que o Programa Nacional de Imunizações receba o primeiro lote até meados de março.

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Covid-19: ocupação de UTIs atinge pior nível desde início da pandemia

A proporção de leitos ocupados passou de 80% em 12 estados e no Distrito Federal. Amazonas, Ceará, Paraná, Rondônia e Santa Catarina têm percentual de leitos ocupados acima dos 90%.

Baixar arquivo
Geral

MPT defende prioridade de vacinação para cuidadores de idosos

Em todo o país, profissionais estão tendo dificuldade de acesso à imunização. O órgão publicou diretriz estabelecendo que as secretarias de Saúde têm que garantir a vacinação dos cuidadores, mesmo os informais, sem carteira assinada.

 

Baixar arquivo
Geral

Caminhoneiros de Minas continuam em protesto por preço de combustível

Eles pedem a revisão dos impostos que recaem sobre os combustíveis e a mudança da política de preço da Petrobras. É o segundo dia de movimento, que já provoca falta de combustível nos postos de Belo Horizonte.

Baixar arquivo
Justiça

TJ-SP absolve dois acusados pela chacina de Osasco

O crime ocorreu em 2015 e foi atribuído a um grupo de extermínio envolvendo agentes de segurança. A chacina de Osasco é considerada uma das maiores do estado de São Paulo, atrás apenas da cachina do Carandiru. Dezessete pessoas foram assassinadas. As vítimas tinha entre 15 e 41 anos.

Baixar arquivo
Saúde

Governo do Distrito Federal decreta lockdown total

Somente atividades essenciais terão autorização para funcionar, mercados, farmácias e serviços de saúde, além de serviços delivery e drive-thru. O decreto de lockdown total foi publicado após a taxa de ocupação das UTIs chegar próxima aos 100% em Brasília.

 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Perfuração no solo causou rompimento da barragem da Vale em Brumadinho

A conclusão é de uma perícia contratada pela Polícia Federal, cujo resultado foi divulgado nesta sexta-feira (26). O rompimento causou a morte de 259 pessoas.

Baixar arquivo