Pesquisa revela que Aedes tem baixa capacidade de transmitir o zika

Publicado em 10/02/2021 - 20:34 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

Um estudo feito pela Fiocruz, no Rio de Janeiro, mostrou que o mosquito Aedes aegypti não é tão eficiente na transmissão do vírus zika. 

O  trabalho sugere que a propagação do vírus seja muito mais impactada pela quantidade de mosquitos numa determinada região do que pela capacidade vetorial dele.

A capacidade vetorial está ligada à competência que os insetos possuem de se infectar e transmitir os vírus. 

O coordenador do estudo, o pesquisador Ricardo Lourenço, explicou como foi feita a pesquisa, que usou macacos rhesus com o sangue infectado pelo vírus. 

Segundo Ricardo Lourenço,  a presença maçiça do Aedes em determinados locais pode explicar as epidemias que tivemos no país entre 2015 e 2016.

O pesquisador da Fiocruz, Ricardo Lourenço, ressaltou também que os dados reforçam a importância de medidas de prevenção, como a eliminação dos focos dos mosquitos para interromper a transmissão e a ocorrência de novas epidemias do vírus zika. 

Antes da covid-19, o zika foi a última emergência mundial em saúde pública e chegou a atingir 75 países, o que levou a Organização Mundial de Saúde (OMS) a recomendar que mulheres adiassem a gestação. 

O Brasil foi o país com maior número de casos da doença. A epidemia afetou principalmente o nordeste brasileiro. Milhares de bebês nascidos de mães infectadas pelo vírus desenvolveram microcefalia associada à doença. 

O fim da emergência nacional foi anunciado pelo Ministério da Saúde em maio de 2017, diante da redução do número de casos. 

No ano passado, uma nova linhagem do vírus da zika foi descoberta circulando no país por pesquisadores da Fiocruz Bahia, reforçando que não se deve relaxar nos cuidados de prevenção ao mosquito.

Últimas notícias
Saúde

Surto de gripe em crianças surpreende gestores de Saúde em PE

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a maior parte dos pacientes registrou infecções leves com tosse, coriza e febre baixa, sintomas que somem de 3 a 5 dias.

Baixar arquivo
Geral

Justiça do Rio aceita denúncia contra acusados de matar perito

Eles vão responder pelos crimes de homicídio qualificado e ocultação de cadáver.

Baixar arquivo
Cultura

Pedra fundamental do Royal Albert Hall foi lançada há 155 anos

Embaixo da pedra fundamental, foi colocada uma “cápsula do tempo” com uma mensagem do primeiro-ministro e moedas de prata e ouro. O marco inaugural pode ser encontrado atualmente no auditório principal, no bloco K, fila 11, assento 87.

Baixar arquivo
Esportes

Rebeca Andrade é destaque do Troféu Brasil de ginástica artística

Rebeca já se classificou para as finais das barras assimétricas na competição que está acontecendo em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, em comemoração aos 250 anos da cidade

Baixar arquivo
Cultura

Museu da Língua Portuguesa em SP tem programação especial nesta semana

Localizado em prédio histórico da Estação da Luz, no Centro de São Paulo, o Museu da Língua Portuguesa tem uma grande diferença em relação aos museus tradicionais: o acervo.

Baixar arquivo
Esportes

Há 15 anos, Romário balançava as redes pela milésima vez

O atacante, hoje senador da República pelo Rio de Janeiro, tinha então 41 anos de idade ao alcançar a mesma marca do Rei Pelé.

Baixar arquivo