Pesquisa revela que Aedes tem baixa capacidade de transmitir o zika

Publicado em 10/02/2021 - 20:34 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

Um estudo feito pela Fiocruz, no Rio de Janeiro, mostrou que o mosquito Aedes aegypti não é tão eficiente na transmissão do vírus zika. 

O  trabalho sugere que a propagação do vírus seja muito mais impactada pela quantidade de mosquitos numa determinada região do que pela capacidade vetorial dele.

A capacidade vetorial está ligada à competência que os insetos possuem de se infectar e transmitir os vírus. 

O coordenador do estudo, o pesquisador Ricardo Lourenço, explicou como foi feita a pesquisa, que usou macacos rhesus com o sangue infectado pelo vírus. 

Segundo Ricardo Lourenço,  a presença maçiça do Aedes em determinados locais pode explicar as epidemias que tivemos no país entre 2015 e 2016.

O pesquisador da Fiocruz, Ricardo Lourenço, ressaltou também que os dados reforçam a importância de medidas de prevenção, como a eliminação dos focos dos mosquitos para interromper a transmissão e a ocorrência de novas epidemias do vírus zika. 

Antes da covid-19, o zika foi a última emergência mundial em saúde pública e chegou a atingir 75 países, o que levou a Organização Mundial de Saúde (OMS) a recomendar que mulheres adiassem a gestação. 

O Brasil foi o país com maior número de casos da doença. A epidemia afetou principalmente o nordeste brasileiro. Milhares de bebês nascidos de mães infectadas pelo vírus desenvolveram microcefalia associada à doença. 

O fim da emergência nacional foi anunciado pelo Ministério da Saúde em maio de 2017, diante da redução do número de casos. 

No ano passado, uma nova linhagem do vírus da zika foi descoberta circulando no país por pesquisadores da Fiocruz Bahia, reforçando que não se deve relaxar nos cuidados de prevenção ao mosquito.

Últimas notícias
Geral

PF deflagra operação contra desvio de R$ 14 milhões no SUS

A Operação Moto-perpétuo cumpriu 13 mandados de busca e apreensão, nesta terça-feira (23), em endereços ligados aos investigados, nas cidades de Curitiba, São Paulo e Balneário Camboriú, em Santa Catarina.  

Baixar arquivo
Geral

Dia de São Jorge tem missa, procissão e a tradicional feijoada

O dia do santo mais festejado da igreja católica no Rio de Janeiro começou com missa,  alvorada festiva e muitos fogos na matriz, em Quintino, na zona norte da capital.

Baixar arquivo
Segurança

Mais de 90% dos fuzis apreendidos no RJ em 2023 eram importados

O maior número estava em áreas onde existem disputas de território entre facções criminosas rivais

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: Dia Mundial dos Escoteiros

O dia 23 de abril marca a celebração desse movimento mundial que tem como lema estar “Sempre alerta!” A data foi escolhida em homenagem a São Jorge, que era considerado pelo fundador um exemplo a ser seguido.

Baixar arquivo
Economia

PF e Abin investigam invasão ao sistema de pagamento do governo

O que se sabe até o momento é que não houve ataque externo na invasão ao Siafi. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, alguém usou o CPF e a senha do Portal Gov.br de gestores de despesas para entrar no sistema e supostamente desviar recursos federais.

Baixar arquivo
Justiça

Gilmar Mendes suspende ações sobre marco temporal e abre conciliação

Em setembro do ano passado, o STF derrubou a tese do marco temporal. Assim só seriam demarcadas as terras indígenas ocupadas ou em disputas até promulgação da Constituição, em outubro de 1988. Mas, logo depois, o Congresso Nacional aprovou uma lei que manteve o marco temporal.

Baixar arquivo