Projeto S pretende vacinar 45 mil hab. em Serrana, interior paulista
A cidade de Serrana, a 300 km da capital, iniciou nesta quarta-feira (17), o projeto S, iniciativa que vai vacinar, em caráter de pesquisa clínica, cerca de 45 mil habitantes do município, para analisar o comportamento da pandemia de covid-19 em uma população.
Essa iniciativa do instituto Butantan é considerada inédita no mundo e poderá dar pistas de como controlar futuras pandemias. O diretor do Instituto Butantan Dimas Covas explicou com mais detalhes como o projeto irá funcionar na cidade.
A cidade de Serrana foi escolhida por ter uma população considerada pequena, mas ao mesmo tempo está a 20 km de um importante centro urbano que é Ribeirão Preto.
Além de entender o impacto da vacinação sobre a redução de casos e a transmissão da doença, o Projeto S também irá avaliar os aspectos indiretos, como a adesão das pessoas, o aparecimento de reações adversas e as consequências para a economia. Os moradores serão acompanhados por mais um ano após a vacinação, na busca por essas respostas.
Mas a expectativa é que em 12 semanas, os pesquisadores consigam obter as primeiras conclusões. No final do estudo, se for comprovado que a vacinação é capaz de controlar o vírus na comunidade, as estratégias vacinais futuras levarão em conta essa realidade.