Rio tem baixo risco de contaminação por covid-19
Sete regiões do estado do Rio de Janeiro estão com bandeira amarela, baixo risco para covid-19. Apenas as regiões Noroeste e Centro-Sul seguem na cor laranja, que indica risco moderado de contaminação pela doença. O levantamento foi divulgado neste fim de semana pelo governo, com base na 18ª edição do Mapa que acompanha a contaminação pelo novo coronavírus em todo o estado.
Nessa análise, o Rio de Janeiro apresentou uma redução de 59% no número de óbitos e de 35% nos casos de internações por síndrome respiratória aguda grave. A taxa de ocupação de leitos registrou, até sexta-feira (19), pouco mais de 58% em UTI e quase 41% em enfermaria.
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, os resultados dos indicadores devem auxiliar na tomada de decisão para enfrentamento da pandemia, além de informar a necessidade de adoção de medidas restritivas, conforme o nível de risco de cada região.
Quanto a vacinação, o último balanço da Secretaria, encerrado sexta-feira (19), indica que o total de pessoas imunizadas nos 92 municípios fluminenses é de 425.726. Em relação à falta de doses, começou a ser distribuído um novo lote, com 193.500 vacinas. Além da capital; Niterói, São Gonçalo e Maricá, na Região Metropolitana, foram os primeiros a receber o reforço.
Para os demais municípios, a entrega será realizada nesta segunda-feira (22), por 4 aeronaves, cedidas pelo Corpo de Bombeiros e o Governo do Estado, com apoio da Polícia Civil.
A Secretaria também informou que vai seguir a orientação do Ministério da Saúde para usar todo o estoque de vacinas sem reservá-las para a segunda aplicação.
Segundo dados do Ministério da Saúde, reunidos até a noite desse sábado (20), desde o início da pandemia o estado do Rio contabiliza 571.434 casos de covid-19, sendo 5 da nova variante do coronavírus. O total de mortes já ultrapassa 32 mil.