Rio tem baixo risco de contaminação por covid-19

Novos lotes da vacina serão distribuídos esta semana no estado

Publicado em 21/02/2021 - 12:45 Por Solimar Luz - Rio de Janeiro

Sete regiões do estado do Rio de Janeiro estão com bandeira amarela, baixo risco para covid-19.  Apenas as regiões Noroeste e Centro-Sul seguem na cor laranja, que indica risco moderado de contaminação pela doença. O levantamento foi divulgado neste fim de semana pelo governo, com base na 18ª edição do Mapa que acompanha a contaminação pelo novo coronavírus em todo o estado.


Nessa análise, o Rio de Janeiro apresentou uma redução de 59% no número de óbitos e de 35% nos casos de internações por síndrome respiratória aguda grave.  A taxa de ocupação de leitos registrou, até sexta-feira (19), pouco mais de 58% em UTI e quase 41% em enfermaria.
 

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, os resultados dos indicadores devem auxiliar na tomada de decisão para enfrentamento da pandemia, além de informar a necessidade de adoção de medidas restritivas, conforme o nível de risco de cada região.
 

Quanto a vacinação, o último balanço da Secretaria, encerrado sexta-feira (19), indica que o total de pessoas imunizadas nos 92 municípios fluminenses é de 425.726. Em relação à falta de doses, começou a ser distribuído um novo lote, com 193.500 vacinas. Além da capital; Niterói, São Gonçalo e Maricá, na Região Metropolitana, foram os primeiros a receber o reforço.

 

Para os demais municípios, a entrega será realizada nesta segunda-feira (22), por 4 aeronaves, cedidas pelo Corpo de Bombeiros e o Governo do Estado, com apoio da Polícia Civil.
 

A Secretaria também informou que vai seguir a orientação do Ministério da Saúde para usar todo o estoque de vacinas sem reservá-las para a segunda aplicação.

 

Segundo dados do Ministério da Saúde, reunidos até a noite desse sábado (20), desde o início da pandemia o estado do Rio contabiliza 571.434 casos de covid-19, sendo 5 da nova variante do coronavírus. O total de mortes já ultrapassa 32 mil. 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Pesquisa e Inovação

Covid-19: vacina pesquisada em MG tem resposta positiva em camundongos

Pesquisa é desenvolvida por pesquisadores da Fiocruz e da Universidade Federal de Minas Gerais. Fase atual é de testes em macacos.

Baixar arquivo
Cultura

Museu Nacional do RJ inaugura mostra virtual sobre povos indígenas

A diversidade e a cultura dos povos indígenas poderão ser vistas em uma mostra virtual do Museu Nacional no Rio de Janeiro, por meio de painéis históricos, musicas, filmes e fotografias. A exposição Os Primeiros Brasileiros foi inaugurada nesta terça-feira.

Baixar arquivo
Política

Senado cria CPI da covid-19

Comissão investigará ações do governo federal no enfrentamento da pandemia e também denúncias de desvios de recursos da União repassados a estados e municípios.

Baixar arquivo
Cultura

Lançado o "Mapeamento de Projetos Sociais Arte Toda Gente"

Foi lançado nesta terça-feira o Mapeamento de Projetos Sociais Arte de Toda Gente, uma parceria da Funarte-Fundação Nacional de Artes –  e a Universidade Federal do Rio de Janeiro. As iniciativas são relacionadas com música,  artes, patrimônio, inclusão e acessibilidade.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Peixes aparecem em afluente do Rio Pinheiros, em SP, e causam surpresa

O governo do estado diz que a presença dos animais são resultado do programa de saneamento básico da região. Coordenador de ONG afirma, no entanto, que ainda falta muito para o rio ser considerado despoluído.

Baixar arquivo
Segurança

PA, SC, RS e DF registram queda nos índices de criminalidade

Três estados brasileiros e o Distrito Federal apontaram queda na criminalidade no mês passado. Para o membro do Fórum Nacional de Segurança Pública, Rafael Alcadipani, a redução de crimes tem mais relação com a pandemia do que com a atuação da polícia. Mas os secretários de segurança discordam.

Baixar arquivo