Vacina da Pfizer poderá ser aplicada em pessoas a partir de 16 anos

Imunizante já tem registro definitivo, mas ainda não foi comprado

Publicado em 24/02/2021 - 09:25 Por Daniella Longuinho - Brasília

A Anvisa concedeu nesta terça-feira (23) o registro definitivo à vacina contra a covid-19 desenvolvida pela farmacêutica norte-americana Pfizer em parceria com a empresa de biotecnologia alemã BioNtech. A concessão do registro foi anunciada pelo diretor-presidente da agência, Antônio Barra Torres, que destacou que a análise para a liberação do imunizante levou 17 dias.

Durante coletiva de imprensa, a agência reguladora explicou como se deu o processo de registro. Diferentemente das vacinas aprovadas até o momento, o imunizante do consórcio alemão-americano poderá ser aplicado em pessoas a partir dos 16 anos. A vacinação acontece em duas doses, sendo a dose de reforço 21 dias após a primeira.

O gerente-geral de medicamentos e produtos biológicos, Gustavo Mendes, informou que o imunizante das empresas Pfizer/Biontech teve como eventos adversos fadiga, cefaleia, dor muscular e nas articulações ou calafrios; mas não houve nenhuma reação grave. No entanto, ele ressaltou que há restrição de uso para quem tem sensibilidade ao princípio ativo da fórmula.

A gerente de produtos biológicos da Anvisa, Maria Fernanda Reis, explicou que não há evidência de que a vacina previna a transmissão do vírus de pessoa a pessoa, o que foi demonstrado é que o imunizante é capaz de prevenir a manifestação da covid-19. A gerente ressaltou que os dados apresentados pelos fabricantes, e que foram avaliados pela Anvisa, dão suporte para o registro do produto.

Quanto à aplicação das doses, a Anvisa explicou que na bula existe uma recomendação para que os indivíduos que forem vacinados fiquem 15 minutos em observação, pois existe uma possibilidade de hipersensibilidade para pessoas que tenham histórico de alergias.

A vacina da Pfizer-Biontech não é produzida no Brasil, e ainda não há pedido de compra deste imunizante.

 

Últimas notícias
Segurança

Continuam buscas por desaparecidos em Nova Iguaçu

Quatro amigos e um motorista de app sumiram a caminho de um shopping da cidade, na Baixada Fluminense, na sexta-feira. Veículo teria sido interceptado por encapuzados quando passava pelo bairro Valverde.

Baixar arquivo
Esportes

Carlos Chaman conquista prata no Mundial de paraciclismo

Ele percorreu 82,9km, ficando atrás apenas do  francês Kevin Le Cunff, que conquistou o ouro.

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: há 55 anos morria o pintor surrealista René Magritte

Ele morreu aos 68 anos, em 15 de agosto de 1967, em casa, em Bruxelas, na Bélgica. Magritte havia passado três semanas no hospital para tratamento de um câncer no pâncreas.

Baixar arquivo
Política

Série especial trará propostas de cada candidato à Presidência

Uma reportagem sobre o plano de governo de cada concorrente será publicada por dia, seguindo a ordem alfabética. Neste primeiro episódio, conheça os principais desafios do país com os quais o próximo presidente do Brasil vai ter que lidar.

Baixar arquivo
Política

Há 199 anos, Pará se unia ao resto do Brasil em sua independência

Grão-Pará foi a última província a reconhecer o Império Brasileiro, quase um ano depois da Declaração da Independência em 07 de setembro de 1822.

Baixar arquivo
Política

Começa nesta terça a propaganda eleitoral em todo o país

As regras da campanha a serem seguidas pelos candidatos estão em cartilha lançada pelo Tribunal Regional do Distrito Federal e podem ser aplicadas às demais unidades da Federação.

Baixar arquivo