5 milhões de doses da vacina da Pfizer serão antecipadas para o Brasil

Ao total, até junho serão entregues 14 milhões de doses

Publicado em 08/03/2021 - 13:52 Por Sayonara Moreno - undefined

5 milhões de doses da fabricante Pfizer serão antecipadas para o Brasil, até o mês de junho, somando 14 milhões até lá. É o que ficou acordado entre o governo federal e a farmacêutica, em reunião nesta segunda-feira (08). O encontro estava fora da agenda do presidente Jair Bolsonaro, mas ocorreu com a presença do presidente e diversos ministros, no Palácio do Planalto. A reunião virtual foi com o Diretor do laboratório Pfizer, Alberto Boula.

Após o acordo, o assessor especial do Ministério da Saúde, Airton Cascavel, explicou que estavam previstas 9 milhões de doses até junho e, agora, com a antecipação de mais 5 milhões, serão 14 milhões até o meio do ano. Segundo ele, o Brasil vai vacinar 1 milhão de pessoas por dia, somando todas as vacinas que devem ser entregues nos próximos meses.

Airton Cascavel detalhou que, a partir do acordo fechado com a Pfizer, serão 14 milhões de doses até junho, mais 10 milhões por mês, em julho, agosto, setembro e outubro.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, também participou da reunião e disse que o pedido de antecipar alguns lotes foi feito pelo governo, para que boa parte das vacinações “sejam antecipadas”. O ministro destacou a PEC do orçamento de guerra, como importante instrumento para permitir o governo a investir mais na saúde, se necessário.

O ministro da economia, Paulo Guedes, declarou que a “solução é vacinar pra manter a imunidade e permitir a preservação dos sinais vitais da economia”. Também afirmou que o presidente Bolsonaro vai se reunir com representantes de outra fabricante de vacinas, a Janssen.

Últimas notícias
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo