Último boletim divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz traz informações preocupantes sobre a evolução da pandemia de covid-19 no país. O estudo aponta crescimento de casos e mortes provocadas pela doença, assim como da taxa de ocupação de leitos.
O Observatório Fiocruz Covid-19 chama a atenção para o agravamento simultâneo de diversos indicadores no momento. Segundo o estudo, 18 estados e o Distrito Federal têm mais de 80% das vagas em UTIs ocupadas. No boletim anterior, eram 12.
A Fiocruz classifica a situação atual da pandemia como a ponta de um iceberg. Diante desse quadro, o professor Carlos Machado Freitas, coordenador do Observatório, afirma ser necessária a adoção de medidas não farmacológicas mais rigorosas, incluindo a manutenção de todas as ações preventivas, como distanciamento, uso de máscaras e higiene das mãos, até que a pandemia seja declarada encerrada.
Além disso, são recomendadas medidas de supressão, como restrição da circulação e das atividades não essenciais, de acordo com a situação epidemiológica e capacidade de atendimento de cada região. Esses indicadores são avaliados semanalmente, a partir de critérios técnicos, como taxas de ocupação de leitos e tendência de elevação nos casos e óbitos.