A prefeitura de São Paulo vai ampliar a vacinação de pessoas em situação de rua e promete usinas de oxigênio para evitar desabastecimento na cidade.
Todas as pessoas com mais de 18 anos que vivem em situação de rua na capital paulista vão poder tomar a vacina contra o coronavírus a partir de segunda-feira. Até agora a vacinação para esse público estava restrita às pessoas com mais de 60 anos. Mas para ter direito a imunização é preciso estar cadastrado nos centros de acolhida da prefeitura.
O secretário de saúde do município, Edson Aparecido, explicou que as vacinas vão estar disponíveis nos consultórios de rua, equipamentos de saúde da prefeitura voltados para o atendimento dessa população.
Segundo o último censo da população de rua, feito em 2019, havia pouco mais de 24 mil pessoas vivendo nessas condições na capital paulista. Mas com a pandemia e a crise econômica, o Movimento Estadual da População em Situação de Rua estima que, essa população tenha praticamente dobrado, chegando a 50 mil pessoas.
A vacinação também vai ser ampliada para todos os profissionais de saúde com mais de 53 anos que trabalhem em serviços de saúde públicos ou privados, trabalhadores de agências funerárias e funcionários do serviço de assistência social e da Secretaria de Direitos Humanos da prefeitura.
Já os idosos acima de 69 anos começam a ser imunizados a partir desta sexta-feira. A estimativa é que mais de 245 mil pessoas entre 69 e 71 anos tenham acesso à primeira dose da vacina.
O anúncio dos novos grupos a serem vacinados acontece no momento mais crítico da pandemia na cidade. Nessa quinta-feira, cerca de 92% dos leitos de UTI da região metropolitana estavam ocupados e há uma semana 10 pacientes de um hospital público do município tiveram que ser transferidos por falta de oxigênio na unidade.
O prefeito de São Paulo Bruno Covas também anunciou a instalação de sete usinas de oxigênio vinculadas a seis hospitais da cidade. A previsão é que a primeira unidade comece a funcionar no dia 30 de março e até o dia 15 todas as outras já estejam produzindo oxigênio.