Fiocruz deve produzir 23 milhões de doses da vacina de Oxford até maio

Nesse domingo instituto recebeu mais um lote do IFA

Publicado em 29/03/2021 - 11:54 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

A Fundação Oswaldo Cruz recebeu nesse domingo (28) duas novas remessas de insumo farmacêutico ativo da vacina de Oxford/Astrazeneca, vindas da China. Com isso será possível produzir mais de 12 milhões de doses do imunizante contra a covid-19.

Na última quinta-feira (25),  já havia sido entregue à Fiocruz uma quantidade do insumo suficientes para produzir 6 milhões de doses e, ainda nesta semana, está prevista uma terceira carga. Somadas, vão totalizar 23 milhões de doses do imunizante.

O IFA é o ingrediente básico da vacina, capaz de acionar o organismo para se defender contra um micro-organismo invasor. No caso, da vacina de Oxford/Astreneca se trata de um adenovírus de chimpanzé modificado, para transportar informações do coronavírus e provocar a resposta imunológica.

Ao chegar à Fiocruz, a substância é diluída e misturada a outros ingredientes que vão garantir a estabilidade da vacina. As doses são então envasadas nos frascos de aplicação e rotuladas.

A fundação também submete todas as vacinas a um rigoroso controle de qualidade. Ao final do processo, essas 23 milhões de doses devem ser repassadas ao Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, entre abril e maio.

Só em março, a Fiocruz já produziu e entregou as primeiras vacinas, produzidas no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos, a partir de remessas de IFA, totalizando 1,8 milhão de doses.  Até o fim desta semana, mais 2,1 milhões imunizantes devem ser repassados ao Governo Federal e distribuídos aos estados.

Edição: Vitória Elizabeth/Adrielen Alves

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

MG: mineração impacta na saúde respiratória das pessoas em 22 cidades

Alterações na paisagem geradas pela mineração impactam na saúde respiratória das pessoas em uma das maiores províncias mineradoras do mundo: o Quadrilátero Ferrífero, que engloba 22 municípios de Minas Gerais. A conclusão é do estudo feito pela UFMG.

Baixar arquivo
Política

Câmara aprova projeto de lei que suspende despejo até o fim do ano

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (18) um projeto de lei (PL) que proíbe o despejo ou a desocupação de imóveis até o fim deste ano. O projeto segue para o Senado.

Baixar arquivo
Geral

Governo lança programa para facilitar transporte de cargas

presidente Jair Bolsonaro assinou o decreto que cria o programa e mais um decreto e duas medidas provisórias com as ações que fazem parte do Gigantes do Asfalto.

Baixar arquivo
Cultura

Perto dos 90 anos, Zuenir Ventura estreia série Depoimentos Cariocas

Vídeos sobre a memória da cidade do Rio de Janeiro, por meio do olhar de quem já contou tantas histórias sobre ela, são o tema da série “Depoimentos Cariocas”.

Baixar arquivo
Saúde

SP: motoristas e cobradores de ônibus começam a ser vacinados

Motoristas e cobradores de ônibus municipais e intermunicipais do estado de São Paulo começaram a ser vacinados nesta terça-feira. Vão receber a vacina as pessoas com mais de 47 anos, e a previsão é imunizar 165 mil trabalhadores.

Baixar arquivo
Saúde

Câmara discute autorização do cultivo da maconha para uso medicinal

Agressão e bate-boca marcaram a discussão na Câmara dos Deputados sobre o projeto de lei que autoriza o cultivo da maconha para fins medicinais e a votação da medida foi adiada.

Baixar arquivo