Governo do Rio publica decreto com regras de restrição em feriado

Publicado em 25/03/2021 - 12:06 Por Raquel Júnia - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Todas as praias do estado do Rio de Janeiro estão fechadas ao acesso de pessoas, incluindo permanência nas areias ou banho de mar entre esta sexta-feira (25) e o Domingo de Páscoa, dia 4 de abril. A medida, uma tentativa de frear a disseminação da covid-19, consta do decreto publicado nesta quarta-feira pelo governo fluminense, que também sanciona a antecipação e criação de feriados aprovada pela Assembleia Legislativa do estado.

O texto diverge de regras estabelecidas de forma conjunta pelas prefeituras do Rio e de Niterói. De forma mais branda do que o adotado nesses municípios, o decreto estadual permite a abertura de bares, restaurantes e lanchonetes até às 23h, desde que funcionem com metade da capacidade. No Rio e em Niterói, só estão permitido serviços de drive-thru, delivery e retirada nos estabelecimentos. No caso das regras para as praias, a permissão do banho pelos dois municípios acabou derrubada pelo decreto estadual.

Outra divergência é o entendimento sobre o funcionamento do comércio não essencial. O estado autorizou as lojas de rua, incluindo galerias, a ficarem abertas das 8h às 17h, independentemente do tipo de comércio. Também permite o funcionamento de salões de beleza com limitação de 50% da capacidade. Nos decretos municipais, essas atividades estão proibidas e apenas comércios essenciais, como de gêneros alimentícios, insumos de saúde, óticas, materiais de construção e produtos veterinários, poderão abrir.

As regras dos municípios se sobrepõem as do estado quando forem mais rígidas, mas no caso de serem mais brandas, vale o decreto estadual. Diferente do Rio e Niterói, muitos municípios do estado não divulgaram qualquer medida de restrição para os próximos dias.

O decreto estadual determinou também a divulgação de um calendário estadual único de vacinação, o que vinha sendo demandado pelos municípios para evitar a corrida da população para outras cidades onde o cronograma está mais avançado. O governo estadual, no entanto, ainda não detalhou como será elaborado.

Edição: Edgard Matsuki - Editor da Radioagência Nacional

Últimas notícias
Saúde

Covid: vacinação e condições de isolamento reduziram mortes no RJ

As intervenções do projeto Conexão Saúde possibilitaram a diminuição em 48% da taxa semanal de mortalidade por covid-19 no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Esportes

Série B: CSA x Vasco se enfrentam às 20h no Rei Pelé, em Alagoas

O Azulão luta para escapar na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro da série B. No momento, os alagoanos ocupam a 18ª colocação. Já o time carioca segue no caminho de retorno para a Série A, aparecendo na quarta posição.

Baixar arquivo
Esportes

Copa do Brasil: América-MG x São Paulo decidem vaga para semi às 21h

Os donos da casa precisam vencer por, pelo menos, dois gols de diferença para enfrentar o Flamengo na próxima fase. Já os tricolores têm o empate como resultado favorável.

Baixar arquivo
Geral

PF faz operação para reprimir fraudes na Receita Federal em Macaé

Investigações indicaram emissão de Cadastro de Pessoa Física junto ao Fisco após fraude para obtenção dos documentos.

Baixar arquivo
Geral

Portal da prefeitura do Rio continua fora do ar após ataque hacker

O prefeito Eduardo Paes (PSD) disse que os dias em que o sistema estiver fora do ar não serão considerados como dias úteis, para não prejudicar o cidadã com datas de vencimento de boletos, por exemplo. 

Baixar arquivo
Saúde

Lotes do sorvete da marca Häagen-Dazs serão recolhidos

A empresa fabricante vai reembolsar ou trocar os sorvetes de baunilha com validades entre 16 de maio de 2023 e 29 de junho de 2023.

Baixar arquivo