Governo do Rio publica decreto com regras de restrição em feriado

Publicado em 25/03/2021 - 12:06 Por Raquel Júnia - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Todas as praias do estado do Rio de Janeiro estão fechadas ao acesso de pessoas, incluindo permanência nas areias ou banho de mar entre esta sexta-feira (25) e o Domingo de Páscoa, dia 4 de abril. A medida, uma tentativa de frear a disseminação da covid-19, consta do decreto publicado nesta quarta-feira pelo governo fluminense, que também sanciona a antecipação e criação de feriados aprovada pela Assembleia Legislativa do estado.

O texto diverge de regras estabelecidas de forma conjunta pelas prefeituras do Rio e de Niterói. De forma mais branda do que o adotado nesses municípios, o decreto estadual permite a abertura de bares, restaurantes e lanchonetes até às 23h, desde que funcionem com metade da capacidade. No Rio e em Niterói, só estão permitido serviços de drive-thru, delivery e retirada nos estabelecimentos. No caso das regras para as praias, a permissão do banho pelos dois municípios acabou derrubada pelo decreto estadual.

Outra divergência é o entendimento sobre o funcionamento do comércio não essencial. O estado autorizou as lojas de rua, incluindo galerias, a ficarem abertas das 8h às 17h, independentemente do tipo de comércio. Também permite o funcionamento de salões de beleza com limitação de 50% da capacidade. Nos decretos municipais, essas atividades estão proibidas e apenas comércios essenciais, como de gêneros alimentícios, insumos de saúde, óticas, materiais de construção e produtos veterinários, poderão abrir.

As regras dos municípios se sobrepõem as do estado quando forem mais rígidas, mas no caso de serem mais brandas, vale o decreto estadual. Diferente do Rio e Niterói, muitos municípios do estado não divulgaram qualquer medida de restrição para os próximos dias.

O decreto estadual determinou também a divulgação de um calendário estadual único de vacinação, o que vinha sendo demandado pelos municípios para evitar a corrida da população para outras cidades onde o cronograma está mais avançado. O governo estadual, no entanto, ainda não detalhou como será elaborado.

Edição: Edgard Matsuki - Editor da Radioagência Nacional

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Pesquisa e Inovação

Covid-19: vacina pesquisada em MG tem resposta positiva em camundongos

Pesquisa é desenvolvida por pesquisadores da Fiocruz e da Universidade Federal de Minas Gerais. Fase atual é de testes em macacos.

Baixar arquivo
Cultura

Museu Nacional do RJ inaugura mostra virtual sobre povos indígenas

A diversidade e a cultura dos povos indígenas poderão ser vistas em uma mostra virtual do Museu Nacional no Rio de Janeiro, por meio de painéis históricos, musicas, filmes e fotografias. A exposição Os Primeiros Brasileiros foi inaugurada nesta terça-feira.

Baixar arquivo
Política

Senado cria CPI da covid-19

Comissão investigará ações do governo federal no enfrentamento da pandemia e também denúncias de desvios de recursos da União repassados a estados e municípios.

Baixar arquivo
Cultura

Lançado o "Mapeamento de Projetos Sociais Arte Toda Gente"

Foi lançado nesta terça-feira o Mapeamento de Projetos Sociais Arte de Toda Gente, uma parceria da Funarte-Fundação Nacional de Artes –  e a Universidade Federal do Rio de Janeiro. As iniciativas são relacionadas com música,  artes, patrimônio, inclusão e acessibilidade.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Peixes aparecem em afluente do Rio Pinheiros, em SP, e causam surpresa

O governo do estado diz que a presença dos animais são resultado do programa de saneamento básico da região. Coordenador de ONG afirma, no entanto, que ainda falta muito para o rio ser considerado despoluído.

Baixar arquivo
Segurança

PA, SC, RS e DF registram queda nos índices de criminalidade

Três estados brasileiros e o Distrito Federal apontaram queda na criminalidade no mês passado. Para o membro do Fórum Nacional de Segurança Pública, Rafael Alcadipani, a redução de crimes tem mais relação com a pandemia do que com a atuação da polícia. Mas os secretários de segurança discordam.

Baixar arquivo