Minas decreta lockdown em 80 municípios do Noroeste e do Triângulo

Medida foi tomada devido à sobrecarga dos hospitais com casos de covid

Publicado em 04/03/2021 - 11:08 Por Gésio Passos - Brasília

O governo de Minas Gerais anunciou nessa quarta-feira (3) medidas mais restritivas em duas regiões do estado. O motivo foi a falta de leitos e o aumento das mortes pela covid. As cidades dessas regiões entram agora na bandeira roxa, uma nova fase criada pelo governo, com medidas mais duras de isolamento.

Oitenta municípios da região do Triângulo Norte, como o da cidade polo de Uberlândia, e do Noroeste mineiro, no polo de Pato de Minas, só atividades essenciais vão poder funcionar a partir desta quinta-feira (4).

O governador Romeu Zema afirmou que as medidas estão sendo tomadas por causa da sobrecarga dos sistemas de saúde regionais e da dependência de leitos nas cidades das duas regiões atingidas pela bandeira roxa.

As mudanças ocorrem após o governo do estado relaxar as medidas de restrições no final do ano. A princípio, o fechamento deve durar 15 dias.

Nas duas regiões, apenas serviços essenciais vão poder funcionar, e o toque de recolher vai das 20h até 5h.

Qualquer evento que possa gerar aglomerações, inclusive privados, estão proibidos. Bares e restaurantes só poderão funcionar para entregas e o uso da máscara é obrigatório em todos espaços públicos.

Outras regiões de estado que passam por dificuldades continuam a ser monitoradas pelo governo, inclusive a região metropolitana de Belo Horizonte.

Minas Gerais registra mais de 893 mil casos de contaminação e 18.872 mortes confirmadas para covid-19.

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

MG: mineração impacta na saúde respiratória das pessoas em 22 cidades

Alterações na paisagem geradas pela mineração impactam na saúde respiratória das pessoas em uma das maiores províncias mineradoras do mundo: o Quadrilátero Ferrífero, que engloba 22 municípios de Minas Gerais. A conclusão é do estudo feito pela UFMG.

Baixar arquivo
Política

Câmara aprova projeto de lei que suspende despejo até o fim do ano

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (18) um projeto de lei (PL) que proíbe o despejo ou a desocupação de imóveis até o fim deste ano. O projeto segue para o Senado.

Baixar arquivo
Geral

Governo lança programa para facilitar transporte de cargas

presidente Jair Bolsonaro assinou o decreto que cria o programa e mais um decreto e duas medidas provisórias com as ações que fazem parte do Gigantes do Asfalto.

Baixar arquivo
Saúde

Motoristas e cobradores são vacinados contra covid em várias cidades

Motoristas e cobradores são uma das categorias mais afetadas pela pandemia do coronavírus. Um estudo do Dieese mostra que o desligamento de trabalhadores do setor de transportes em função de morte cresceu mais de 95% entre o primeiro trimestre de 2020 e o primeiro trimestre de 2021.

Baixar arquivo
Cultura

Perto dos 90 anos, Zuenir Ventura estreia série Depoimentos Cariocas

Vídeos sobre a memória da cidade do Rio de Janeiro, por meio do olhar de quem já contou tantas histórias sobre ela, são o tema da série “Depoimentos Cariocas”.

Baixar arquivo
Saúde

SP: motoristas e cobradores de ônibus começam a ser vacinados

Motoristas e cobradores de ônibus municipais e intermunicipais do estado de São Paulo começaram a ser vacinados nesta terça-feira. Vão receber a vacina as pessoas com mais de 47 anos, e a previsão é imunizar 165 mil trabalhadores.

Baixar arquivo