logo Radioagência Nacional
Saúde

Ministério da Saúde e Sírio Libanês promovem reabilitação pós-covid-19

Baixar
Daniella Longuinho
01/03/2021 - 20:15
Brasília

A reabilitação melhora em 26% a recuperação motora e funcional de pacientes pós-covid-19 atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). É o que mostram os primeiros resultados de um projeto piloto desenvolvido pelo Ministério da Saúde, e executado pelo Hospital Sírio Libanês. A iniciativa também tem elevado a qualidade dos serviços de saúde prestados, e melhorado a experiência vivida por cada paciente até a alta.  

O foco do projeto de reabilitação é proporcionar mais qualidade de vida aos usuários do SUS, principalmente para aqueles que ficam debilitados após a infecção por covid-19 e em decorrência de outras doenças crônicas associadas.

A ação já está presente nas cinco regiões do país nas seguintes unidades de saúde:  Hospital Geral de Fortaleza, no Ceará; Hospital de Base, no Distrito Federal; Hospital Municipal de Contagem, em Minas Gerais; Hospital Geral de Palmas, em Tocantins; e Hospital Geral do Trabalhador, no Paraná.

Em Contagem, o projeto já foi expandido para o Hospital de Campanha Santa Helena, que conta com 103 leitos exclusivos para o tratamento do novo coronavirus. O diretor do hospital do município e do hospital de campanha, Mário Corteletti, explica que a reabilitação pós-covid, realizada por equipe multidisciplinar, possibilita uma alta mais precoce e segura do paciente.

No Hospital Geral de Fortaleza, a iniciativa está em vigor desde o segundo semestre do ano passado. Segundo o diretor da unidade de saúde, Daniel de Holanda, além da reabilitação de pacientes com covid-19, o projeto favoreceu a retomada de cirurgias de forma segura. O diretor destaca que a permanência de pacientes na unidade caiu em torno de 50%, o que levou também à redução de gastos com internação.

De acordo com o Ministério da Saúde, o projeto de reabilitação vai continuar até 2023, e deverá atender dez hospitais por ano. 

x