Pazuello diz que curva de transmissão de covid está estável em Chapecó

Publicado em 05/03/2021 - 19:09 Por Lucas Pordeus Leon - Brasília

Depois de passar pelo Paraná, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, visitou nesta sexta-feira (5) a região oeste do estado de Santa Catarina, que vive um colapso no sistema de saúde.

Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde divulgados nessa quinta-feira, 280 pessoas estavam na lista de espera aguardando uma UTI. Mais da metade delas (153) são da região do Grande Oeste, que engloba cinco microrregiões com mais de cem municípios. Chapecó é o maior deles.

Pazuello esteve na cidade para ver de perto a situação da pandemia e, após conversar com prefeitos, defendeu que a curva de casos está entre estável e decrescente na região. O ministro comentou que não é possível criar "mil leitos em um dia", mas entre 50 e 60 leitos.

Os cinco principais municípios que englobam a mesorregião do Grande Oeste catarinense viram os casos do novo coronavírus triplicarem em um mês, saindo de uma média móvel de 212 casos para 717 casos diários nos últimos 14 dias . Nessa quinta-feira, pela primeira vez desde o dia 3 de fevereiro, a média móvel da região registrou queda no número de casos. Ainda segundo dados da Secretaria de Saúde, 97% dos leitos de UTI da região Oeste estão ocupados. Em toda Santa Catarina, a taxa de ocupação estava em 96% nessa quinta-feira.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Cultura

Orquestra Afro-Brasileira fará apresentação virtual pelo 13 de maio

 A apresentação da Orquestra Afro-Brasileira será exibida no dia 13 de maio, no canal Cultne, a partir das 19h, no Youtube.

Baixar arquivo
Geral

Covid: hospital reúne cartas afetivas para pacientes e profissionais

Envio pode ser feito de todo o Brasil, por e-mail, para o Hospital Universitário de Brasília. Mensagens incentivam equipes e tornam internação de infectados menos solitária.

Baixar arquivo
Geral

Às vésperas dos 85 anos, museu relembra trajetória da Nacional do Rio

A poucos meses de completar 85 anos, a Rádio Nacional do Rio de Janeiro está ganhando uma homenagem a altura da sua importância histórica.

Baixar arquivo
Saúde

AM: Vigilância em Saúde alerta para risco de doenças devido às cheias

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas alerta para o risco de transmissão de doenças, e faz um alerta: a população deve ficar atenta durante a limpeza das residências, para a presença de animais peçonhentos.

Baixar arquivo
Segurança

Formulário que avalia risco para mulher que sofre violência vira lei

Documento precisará ser aplicado preferencialmente pela Polícia Civil. Entre as questões a serem respondidas  estão se a vítima está grávida; se o agressor tem acesso a armas e faz uso de drogas ou álcool; e se os filhos já presenciaram as agressões.

Baixar arquivo
Cultura

Inhotim reabre as portas após mais de um ano sem funcionar

Para a reabertura, medidas de segurança foram reforçadas, como ter apenas 10% da ocupação total, no máximo 500 visitantes e funcionamento somente de sexta a domingo. O ingresso deve ser adquirido de forma antecipada no site do museu.

Baixar arquivo